Até setembro, 149 ocorrências de incêndio já foram registradas na Grande São Luís

Uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), juntamente com o Centro Tático Aéreo (CTA) combateram um incêndio, nesta segunda-feira (25), na área de vegetação do Sítio Santa Eulália, em São Luís.

A ocorrência registrada nesta segunda-feira, aconteceu nas proximidades da Via Expressa, na altura do Sítio Santa Eulália, bairro Jaracati. As chamas rapidamente se espalharam pela vegetação no início da tarde, e o chamado de emergência foi recebido por volta das 14h30. Com prontidão, as equipes se dirigiram ao local, que se caracteriza por ser de difícil acesso, e deram início à operação de combate ao incêndio.

Para controlar as chamas, o CTA mobilizou a aeronave Águia-02, equipada com o dispositivo conhecido como Bambi Bucket, capaz de despejar aproximadamente 545 litros de água a cada manobra.

Incêndios no Maranhão

Segundo dados do CBMMA, neste ano, em toda a Grande Ilha, já foram combatidos 149 incêndios em vegetação. Deste total, 62 ocorrências ocorreram somente no mês de setembro.

Grande parte desses incêndios em área de vegetação são causados por ação humana, por conta da queima irregular de plantações, descarte de lixo, abandono de pontas de cigarros, entre outros”, explica o tenente-coronel José Lisboa, do CBMMA.

Ainda de acordo com o tenente-coronel José Lisboa, para prevenir e evitar este tipo de ocorrência, o Corpo de Bombeiros tem alertado a população sobre os cuidados com o uso do fogo, sobretudo no período de estiagem e de altas temperaturas.

“Entre estes cuidados estão redobrar a atenção no uso do fogo, não jogar pontas de cigarro no chão, não abandonar braseiros sem antes ter a certeza de que foram totalmente apagados, e não promover limpeza de terrenos com uso de fogo”, enfatiza o tenente-coronel José Lisboa.

*com informações SSP-MA

Tags: corpo de bombeiros, incêndio, Maranhão