Durante a execução de mais uma fase da Operação “Arariboia Livre”, realizada nesta terça-feira (3) em Amarantes, a Polícia Federal (PF) prendeu uma pessoa.
O homem é suspeito de cometer o crime de receptação qualificada e de vender, expor à venda ou ter em depósito madeira e outros produtos de origem florestal sem licença válida para o tempo de armazenamento.
Clique AQUI e participe do nosso canal no Whatsapp
Nessa fase, a PF fiscalizou sete propriedades para verificar a legalidade do funcionamento, bem como, a origem da madeira encontrada no local.
Segundo a PF, a maioria dos estabelecimentos não tinham licença dos órgãos ambientais competentes, verificando-se o armazenamento de produtos florestais sem comprovação da origem.
A ação é uma parceria com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e com o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão.
Arariboia Livre
A operação teve início, em 2023, e desde então houve o cumprimento judicial de 11 mandados de busca e apreensão; fiscalização em 98 estabelecimentos madeireiros.
Além disso, realizou a prisão de 16 pessoas; apreensão de 2.373,772 m³ de madeiras sem documento, assim como destruídos instrumentos utilizados na infração ambiental.
A PF continua monitorando os alertas de desmatamentos no estado do Maranhão e planejando ações para reprimir o comércio e a receptação de recursos florestais.
Tags: desmatamento, Maranhão, polícia federal