Alunos registram incêndio em escola naa Vila Samara

Os alunos da Escola Municipal Anexo Nossa Senhora de Nazaré, localizada no bairro Vila Samara, zona rural de São Luís, estão enfrentando problemas devido às condições estruturais da escola. Recentemente, os estudantes registraram um incêndio na fiação elétrica do prédio. As imagens mostram a caixa de distribuição elétrica pegando fogo e por pouco o incêndio não se espalhou.

O teto das salas de aula é coberto por forro, mas sofreu desgaste devido à água da chuva. Toda vez que chove no bairro Vila Samara, a sala fica inundada e os alunos não podem estudar. Além disso, a fiação da instalação elétrica fica sobre o forro e, por conta do acúmulo de água, há o risco de choques elétricos. Em dias de muito calor, os alunos não podem usufruir dos aparelhos de ar-condicionado porque os equipamentos estão sofrendo com curto-circuito.

Em entrevista ao Portal Difusora News, Luziane Dias, mãe de um aluno que estuda no Anexo Nossa Senhora de Nazaré, revelou que há mais de dois anos a escola está com esses problemas e que nunca foram resolvidos pela prefeitura de São Luís.

“Esses problemas são antigos e sofremos com isso há mais de dois anos, mas nunca foi resolvido. No mês passado, recebemos o sub-prefeito Dilmar Araújo para encontrarmos uma solução, mas ele nos disse que a escola estaria inclusa em um plano de recuperação, mas sem dizer quando a escola seria recuperada”.

Luziane Dias afirmou ainda que os pombos “tomaram de conta da escola” e que os pais temem que seus filhos sejam contaminados por doenças transmitidas pelas aves.

“Existe uma infestação de pombos na escola e nós temos medo que os nossos filhos sejam contaminados por alguma doença. Os próprios moradores já realizaram mutirões para tentar tirar os animais da instituição. Os pombos ainda estão lá e nós precisamos que isso também seja resolvido”.

Outra reclamação relatada pelos pais dos alunos é a falta professores na instituição. De acordo com Luziane Dias, nem água filtrada tem na escola e as crianças precisam levar garrafinhas de água de casa. Ela pediu que a Prefeitura de São Luís ou que o Ministério Público possam olhar com carinho para a educação desses alunos.

“A Escola Municipal Anexo Nossa Senhora de Nazaré é a única do bairro. A educação pode evitar que esses meninos façam escolhas erradas em suas vidas. Eu só peço para a Prefeitura de São Luís ou para o Ministério Público resolverem essa situação. As crianças estão precisando da educação e os pais querem ter a tranquilidade de enviar seus filhos para a escola sem medo.”

Em nota, a Secretaria Municipal de Educação de São Luís (Semed) disse que o anexo da Escola Nossa Senhora de Nazaré, localizado na Vila Samara, recebeu há poucos dias a visita da equipe de engenharia que fez uma vistoria sob as reivindicações que serão atendidas, de acordo com cronograma de serviços de manutenção, conforme o levantamento realizado.

Tags: chuvas, Educação, escola, incêndio, São Luís