ALEMA aprova PL que visa intensificar ações de prevenção da síndrome do pânico

O Projeto de Lei “Viver sem Pânico”, de autoria do deputado estadual Júnior Cascaria (PODEMOS), teve aprovação unânime no plenário da Assembleia Legislativa do Maranhão, na sessão desta terça-feira (26). A iniciativa visa instituir a “Semana Estadual de Conscientização e Prevenção da Síndrome ou Transtorno do Pânico”. O PL vai agora à sanção do governador Carlos Brandão (PSB). 

 A data escolhida é a segunda semana do mês de outubro, quando deverão ser intensificadas as ações de conscientização sobre o tema. A semana fará parte do calendário oficial do Estado do Maranhão e será organizada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES). 

Durante a semana, uma série de atividades serão realizadas para sensibilizar a população sobre a Síndrome e o Transtorno do Pânico, incluindo ciclos de palestras, diálogos com a comunidade, dinâmicas de grupos, painéis informativos, campanhas publicitárias e ações preventivas para o diagnóstico e tratamento de pacientes.

Além disso, o projeto visa ainda combater o estigma e incentivar a implementação de medidas governamentais nas unidades básicas de saúde do Estado, focadas no diagnóstico e tratamento da doença. 

O deputado Júnior Cascaria, autor do Projeto de Lei, destacou a importância da iniciativa, explicando que a Síndrome do Pânico é caracterizada por crises agudas de ansiedade, muitas vezes recorrentes e imprevisíveis, sem motivo aparente. Ele enfatizou que muitas pessoas sofrem com essa condição devido à falta de informação e acesso a tratamento adequado.

“Portanto, o projeto busca disseminar o conhecimento e possibilitar o diagnóstico e o tratamento das pessoas que enfrentam esse transtorno”, destacou o parlamentar.

Tags: Maranhão, Política, Saúde