Agenda On: Exposição Gonçalves Dias, Panorâmica no bairro da Cidade Operária

Para quem ama um rolê cultural, o DifusoraOn separou duas programações especialmente pensadas para quem deseja conhecer um pouco mais do Maranhão. Ambas acontecem na capital, São Luís, veja:

Exposição Panorâmica – no bairro Cidade Operária

A exposição itinerante Panorâmica, criada em comemoração aos 25 anos de reconhecimento do Centro Histórico como patrimônio mundial, chegou nesta quinta-feira (17), na Praça do Viva da Cidade Operária.

A mostra é um convite ao conhecimento e os visitantes poderão saber mais sobre a história e o patrimônio ludovicenses por meio de recursos audiovisuais, projeções mapeadas e outras ferramentas à disposição do público.

A exposição fica aberta ao público de terça a quinta-feira, das 9h às 18h; às sextas das 9h às 20h e, aos sábados e domingos, das 15h às 20h, até o dia 03 de Setembro.

O tempo de visitação é de aproximadamente 40 minutos e há uma capacidade máxima para até 60 pessoas por visita. A classificação é livre, com indicação preferencial para crianças acima de 9 anos.

Exposição – Aldeia de ideias: Gonçalves Dias e os povos originários

Dando continuidade às comemorações dos 200 anos do poeta Gonçalves Dias, o Convento das Mercês, situado no bairro Desterro, no Centro Histórico da capital, inaugura nesta sexta-feira (18), às 19h, a exposição “Aldeia de ideias: Gonçalves Dias e os povos originários”. E ocorre até o próximo dia 18 de setembro, das 8h às 17h.

Dentro da proposta de criação das telas, a artista plástica Carmen Thompson realizou, junto ao curador Carlos Dimuro, um trabalho de pesquisa que nasce das inquietações em conter as tentativas de anulação indenitária dos povos indígenas, retratando por meio da técnica da fotografia expandida, mensagens lúdicas contundentes, transformando a arte presente nas telas em um espaço de indignação e busca pela preservação da riqueza da memória presente na ancestralidade brasileira.

A exposição conta com 32 telas e oferece aos visitantes um passeio pelos cenários de belezas naturais protagonizado pelos primeiros habitantes do Brasil, desempenhando um papel fundamental para o reconhecimento da importância do indígena para a memória nacional, em uma releitura dos fatos históricos em meio às diversas linguagens artísticas.

Tags: Agenda ON, Cultural, exposição, Maranhão