Balanço divulgado pelo Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Maranhão (Iprev) aponta que cerca de 70% dos atendimentos da Agência Previdenciária do Estado são resolvidos sem a necessidade de abertura de processos administrativos. O modelo de atendimento, inaugurado em julho do ano passado pelo governador do Estado, Carlos Brandão, oferece informações, solução de dúvidas e emissão de alguns tipos de documentos diretamente nos guichês, sem a necessidade de abertura de processos administrativos.
Entre os meses de julho e dezembro de 2022, a Agência Previdenciária realizou 6.278 atendimentos presenciais. Desses, apenas 1.443 resultaram na abertura de processos – ou seja, 77,1% do total.
Para o presidente do Iprev, Guilberth Garcês, o resultado demonstra a eficácia do modelo. “A Agência Previdenciária desburocratiza o funcionamento do instituto e diminui o tempo necessário para os segurados tenham acesso às informações necessárias. Hoje, a maior parte das pessoas que busca o nosso atendimento tem sua demanda resolvida de maneira muito mais simples”, afirma.
Antes, para ter acesso a qualquer um dos serviços do Iprev, era preciso abrir um processo administrativo e aguardar a tramitação e análise do pedido. Atualmente, serviços como emissão de fichas financeiras, de comprovantes de benefícios e de atos de aposentadoria já publicados em Diário Oficial podem ser solicitados e resolvidos na mesma hora.
“A criação da Agência Previdenciária agilizou e melhorou a qualidade do atendimento prestado pela previdência estadual”, disse a coordenadora de atendimento do Iprev, Ludmylla Costa.
Atendimento virtual
Esclarecimento de dúvidas, solicitação de informações e agendamento para atendimento presencial são serviços também oferecidos virtualmente. Até o final do ano passado, o Iprev havia realizado 12.479 atendimentos nessa modalidade. Integrado à assistente virtual Juçara, do Governo do Estado, o sistema oferece respostas automáticas à maioria das dúvidas mais comuns entre os segurados. Se necessário, também é possível falar com um atendente humano.
Tags: Agência Previdenciária, Iprev, Maranhão