Acusado de matar companheira é condenado em Presidente Dutra

Foi julgado na última quinta-feira (21), na 2ª Vara da Comarca de Presidente Dutra, José Maria de Araújo Filho. Ele estava sendo acusado de ter matado, com um tiro no peito, Talia Elias de Carvalho, sua companheira. Ao final da sessão, presidida pelo juiz Raniel Barbosa Nunes, o conselho de sentença decidiu que ‘Zé Maria’ era culpado. Ele recebeu a pena definitiva de 14 anos e nove meses, pelos crimes de feminicídio e fraude processual. De acordo com informações constantes na denúncia, o crime ocorreu em 25 de abril de 2020, no povoado Miranorte. Localidade da zona rural de Presidente Dutra. 

Narrou que, após forte discussão, o que seria corriqueiro entre os dois, o denunciado teria usado uma espingarda calibre 28 para efetuar o disparo contra a vítima. Constou no inquérito que o crime ocorreu na residência do casal, na frente dos filhos de ‘Zé Maria’ e Talia. Inclusive, foi a filha mais velha, de apenas 8 anos, quem disse aos policiais e aos conselheiros tutelares que ‘Zé Maria’ foi o autor do disparo. Foi apurado que, após o cometimento do crime, o denunciado tentou forjar uma cena, como se Talia tivesse tirado a própria vida.

CENA DO CRIME MODIFICADA

Os policiais relataram que quando chegaram ao local do crime, a vítima estava com o corpo limpo e com roupa trocada, o chão da casa aparentava ter sido limpo recentemente, e o corpo estava em um colchão distante do local onde Talia havia sido alvejada. Foram encontradas, ainda, diversos pedaços de pano sujos de sangue, dentro de uma caixa.  Quando indagado pela polícia, o denunciado disse que ela havia cometido suicídio e, posteriormente, levantou a hipótese de ela ter sido morta por outra pessoa.

Em depoimento, o pai de ‘Zé Maria’ disse que o filho chegou a colocar o corpo de Talia dentro do carro, com objetivo de retirá-lo do local do crime, mas foi impedido por ele. Afirmou, também, que o relacionamento do casal era conturbado, sendo que o denunciado chegou a agredir Talia algumas vezes e que, por isso, foi até preso em Rosário, acusado de violência doméstica.

Fonte: TJMA

Tags: calibre 28, Maranhão, Presidente Dutra, suspeito de matar companheira, talia, zé maria