A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Coordenadoria Estadual de Prevenção e Controle das Arboviroses, está realizando até o dia 21 de janeiro, ação de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor das Arboviroses Dengue, Zika vírus e Chikungunya, nos municípios de Cidelândia e Matões do Norte. O trabalho se dá por conta do alto índice de infestação predial (IIP) nas duas localidades. Para conter a infestação, entre as medidas estão as aplicações de tratamento a Ultrabaixo Volume (UBV). 

Segundo dados do Sistema de Informações de Agravos e Notificações (SINAN) com relação aos meses de outubro, novembro e dezembro de 2022, em Cidelândia, foram notificados 47 casos de Dengue e 13 Chikungunya, sendo que o IIP foi classificado como de médio risco, com 2.6% de infestação. Em Matões, a classificação foi de alto risco, com 4.6% de infestação. Somente em janeiro deste ano, conforme dados do município, foram notificados 17 casos de Dengue e 13 Chikungunya. 

O UBV é um método de aplicação de inseticida no meio ambiente, popularmente chamado de fumacê. O aparelho pode ser utilizado tanto em carros como em pulverizadores ou carregados pelos próprios técnicos da Vigilância Epidemiológica, cujo foco é eliminar o mosquito transmissor das Arboviroses em sua fase adulta, evitando assim que ele se prolifere. 

Na oportunidade, além da pulverização com carros fumacê, a SES também está apoiando os agentes de endemias locais, fazendo a distribuição de material educativo junto à população. O objetivo é manter o diálogo com a gestão local durante todo o período da ação com o intuito de solucionar o problema e sensibilizar a população para a importância do combate conjunto.

Tags: ações, Aedes aegypti, cidelândia, combate, Maranhão, matões do norte