Ação de Vacinação de Natal, estratégia de imunização contra a Influenza e a Covid-19, executada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), encerrou as atividades com 2.113 doses aplicadas. Durante um mês de atividades às quintas, sextas, sábados e domingos, a iniciativa buscou contribuir com o avanço da cobertura vacinal na Grande Ilha.
A Tenda da Vacinação esteve em atividade nos dois pontos: na Praça Deodoro e na Praça Dom Pedro II. “Nestes quatro fins de semana seguidos, seguimos no esforço de ampliar o acesso à imunização. Uma pessoa imunizada protege não somente a si, mas também a muitas outras pessoas”, disse o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes.
Das mais de 2.100 doses aplicadas, 1.329 foram contra a Covid-19. Foram vacinados o público maior de 12 anos, além de crianças de 5 a 11 anos e crianças de seis meses a quatro anos. Também foram aplicadas outras 784 doses contra Influenza.
Segundo a superintendente de Epidemiologia e Controle de Doenças da SES, Tayara Pereira, a Tenda da Vacinação serviu para descentralizar a oferta de doses. “A estratégia buscou levar para mais próximo da população o acesso a vacinas, aumentando o quantitativo de vacinados no estado e fortalecendo as ações contra a pandemia”, afirmou.
Desde março de 2021, a SES vem realizando ações com foco no enfrentamento à pandemia, chamando a atenção da sociedade também para a imunização contra a gripe. De drive-thru a pontos com aplicação de doses em shopping centers e escolas, foram mais de 12 milhões de doses aplicadas contra a Covid-19, tendo como público pessoas de cinco a 11 anos e maiores de 12 anos, e mais de dois milhões contra a Influenza somente em 2022.
A rede estadual mantém o IEMA Rio Anil (Antigo Cintra) e as policlínicas Vinhais e Cidade Operária como pontos de vacinação contra a Covid-19 e a Influenza.