90% das praias da Grande São Luís estão impróprias para banho

Apenas dois pontos das praias da Grande São Luís estão próprias para banho, diz relatório da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA). Os outros 20 trechos analisados seguem impróprios.

Segundo o laudo de balneabilidade, dos 22 pontos analisados apenas os trechos em frente ao Farol e Forte de São Marcos, na praia da Ponta do Farol; e em frente à Biblioteca do Caranguejo na Praia do Mangue Seco apresentam condições próprias para banho e recreação.

As coletas de água foram realizadas nas praias de São Luís e trechos de São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa. O monitoramento foi realizado no período de 14 de fevereiro a 11 de março, integrando a série de acompanhamento semanal das condições de balneabilidade das praias da Grande Ilha.

Ainda segundo a Sema, a ocorrência de chuvas influencia negativamente na qualidade das águas das praias, considerando que ocorre maior carreamento de matéria orgânica oriunda da lavagem das vias públicas para os rios e, consequentemente, para os mares do Maranhão.

Tags: Grande São Luís, impróprias, praias