Situação de calamidade no município de Buriticupu é destaque em jornal internacional ‘The Guardian’

O município de Buriticupu, localizado no oeste do Maranhão, tem enfrentado uma grave crise ambiental devido ao avanço das voçorocas — enormes crateras resultantes da erosão do solo por chuvas e intensificadas por ações humanas.

Uma onda de devastação tem se instalado na cidade gradualmente: Em 30 anos, mais de 70 residências foram engolidas, ameaçando diretamente cerca de 1.200 moradores atualmente. A prefeitura decretou situação de calamidade pública e cancelou as festividades de carnaval, destinando as verbas para ações emergenciais. 

📲 Clique AQUI e participe do nosso canal no WhatsApp.

Recentemente, no dia 22 de fevereiro, a situação ganhou destaque internacional com a publicação de uma matéria e vídeo pelo jornal britânico ‘The Guardian’, que mostra o impacto devastador das voçorocas na região amazônica.

O professor Marcelino Silva Farias Filho, geógrafo e doutor em Ciência do Solo pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), destacou, em nota, a complexidade do fenômeno e seus impactos severos:

“Nos últimos anos, no período chuvoso, Buriticupu entra em foco nos veículos de comunicação nacionais e internacionais devido ao avanço das voçorocas, fenômeno natural acelerado pelo homem que causa sérios e irreversíveis danos ao solo, aos recursos hídricos e às pessoas que residem nas áreas afetadas.”

“Atualmente, trinta grandes voçorocas ameaçam a cidade, que tem crescido sem infraestrutura adequada e ficado cada vez mais vulnerável à catástrofe desencadeada pelas imensas voçorocas. A repercussão internacional em periódicos como o The Guardian é relevante porque evidencia a gravidade do problema e gera pressão e mobilização das autoridades do governo para atuarem efetivamente no combate a tão grave problema.”

A declaração do especialista enfatiza a necessidade de políticas públicas voltadas para a contenção das voçorocas e a proteção das pessoas em situação de vulnerabilidade, morando em áreas de risco. Enquanto isso, os moradores seguem ansiosos, aguardando medidas efetivas que possam assegurar sua proteção

As autoridades locais têm buscado apoio dos governos estadual e federal para implementar medidas de contenção e realocar as famílias afetadas. Porém, toda a complexidade e a magnitude do fenômeno exigem soluções integradas e investimentos expressivos para que se possa prevenir novos desastres e garantir a segurança da população.

Tags: Brasil, Buriticupu, Calamidade Pública, Desastre ambiental, Maranhão