Ministério da Justiça lançou nesta segunda-feira (8) plataforma que reúne informações sobre 216 foragidos de todo o país.
Ministério da Justiça lançou nesta segunda-feira (8) plataforma que reúne informações sobre 216 foragidos de todo o país.
Um site lançado nesta segunda-feira (8) pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) lista informações sobre os 216 foragidos mais procurados no Brasil. Na divisão por estados, o Maranhão aparece com oito nomes, o máximo permitido por Unidade Federativa.
A plataforma recebeu de cada estado as indicações dos criminosos cuja prisão é tratada como prioritária. As avaliações levaram em consideração fatores como gravidade e natureza dos crimes cometidos, vinculação com organizações criminosas, existência de múltiplos mandados de prisão e atuação interestadual.
Cada procurado listado no site conta com uma foto e informações disponíveis como nome completo, data de nascimento, CPF, e, em alguns casos, apelido. No Maranhão, todos os oito criminosos são homens, com idades entre 27 e 60 anos. Confira abaixo:



Criminosos conhecidos nacionalmente também estão relacionados na plataforma, como os traficantes Doca e André do Rap, líderes de organizações criminosas no Rio de Janeiro e em São Paulo, além do bicheiro carioca Bernardo Bello.
O MJSP afirma que o objetivo do portal é envolver a sociedade, por meio de um canal seguro e anônimo, no combate ao crime, de modo a facilitar a captura de foragidos considerados de alta periculosidade. Caso tenham informações sobre a localização dos criminosos, os cidadãos são orientados a ligar para o 190 (Polícia Militar), 197 (Polícia Civil) ou 181 (Disque Denúncia), com anonimato garantido.