Iniciativa vai agilizar o acesso a consultas, exames e procedimentos do SUS para cerca de 3 milhões de maranhenses
-fevereiro 2, 2026
Iniciativa vai agilizar o acesso a consultas, exames e procedimentos do SUS para cerca de 3 milhões de maranhenses
O Maranhão será beneficiado com R$ 9,6 milhões em investimentos do Governo Federal para fortalecer o atendimento à saúde da mulher. O anúncio foi feito nesta terça-feira (24) pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, como parte do programa Agora Tem Especialistas.
📲Clique e participe do canal do Difusora News no Whatsapp!
A iniciativa vai agilizar o acesso a consultas, exames e procedimentos do SUS para cerca de 3 milhões de maranhenses em idade fértil. Mulheres com condições como endometriose ou sangramento uterino anormal terão acesso mais rápido a diagnósticos e cirurgias, tudo em um único pacote de atendimento.
A nova política chamada Oferta de Cuidados Integrados (OCI) inclui consultas médicas, exames como ultrassonografia transvaginal, biópsia do endométrio, histeroscopia e ressonâncias. Também haverá retorno por teleconsulta ou presencial.
Além disso, o Maranhão poderá se beneficiar do Plano de Expansão da Radioterapia no SUS (Persus II), que prevê R$ 400 milhões para a compra de novos aceleradores lineares usados no tratamento do câncer. O edital para seleção dos hospitais será aberto no dia 14 de julho.
A meta do governo é ter 121 novos equipamentos em funcionamento até 2026, o que deve ampliar o atendimento para mais de 72 mil pacientes por ano.
O Agora Tem Especialistas também inclui a criação do Super Centro Brasil de Diagnóstico de Câncer, com apoio de instituições como o Inca e o Hospital AC Camargo, oferecendo serviços como teleconsultas e laudos à distância.