Barreirinhas, Imperatriz e São Luís são os municípios que mais receberam visitantes durante o período.
-dezembro 8, 2025
Barreirinhas, Imperatriz e São Luís são os municípios que mais receberam visitantes durante o período.
No segundo trimestre de 2025, o estado do Maranhão cresceu 18, 74% no turismo local e registrou a marca de 249.857 movimentações aéreas entre abril a junho deste ano. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (2) pela Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA), através do Boletim Trimestral do Observatório do Turismo do Maranhão (Obstur-MA).
📲 Clique e participe do canal do Difusora News no Whatsapp!
Segundo o documento, Barreirinhas, Imperatriz e São Luís foram as cidades que mais tiveram grande fluxo de turistas. Ao todo, nos três municípios foram registrados mais de 331 mil movimentações de visitantes.
Em São Luís, o Aeroporto Internacional Marechal Hugo Cunha Machado foi responsável pela maior parte do fluxo, com mais de 238 mil embarques e desembarques somados no trimestre. Em Imperatriz, foram mais de 81 mil movimentações de pessoas visitando a cidade. Já em Barreirinhas, onde se é localizado os Lençóis Maranhenses, o fluxo de visitantes dobrou comparado ao ano de 2024, com 6.172 turistas.
O aumento do turismo no Maranhão traz impactos benéficos diretamente a economia local, refletindo na rede de hotelaria que teve alta procura com 60,07% no trimestre. Em São Luís o índice chegou a 77,32%, nos Lençóis e Delta a 70,61% e nas Chapada das Mesas a porcentagem foi para 61,59% em junho.
Dados divulgados pelo Centros de Atendimento ao Turista (CATs), informaram que a maioria dos turistas eram mulheres (51,26%) e que a maioria das pessoas que visitaram o Maranhão vieram à lazer, com 94,10%. O tempo médio de permanência foi de até sete dias, com destaque para quem ficou de um a três dias (47,5%).
A maioria dos turistas vieram de outros estados do país, como São Paulo, Rio de Janeiro e Pernambuco. Já os estrangeiros, estão visitantes da emissores da França, Japão, Itália e Argentina.