Com base nos resultados conquistados no primeiro trimestre, o Imesc projeta um crescimento de 3,0% para a economia maranhense até o fim do ano.
-dezembro 22, 2025
Com base nos resultados conquistados no primeiro trimestre, o Imesc projeta um crescimento de 3,0% para a economia maranhense até o fim do ano.
O Maranhão manteve a segunda menor taxa de desemprego do Nordeste e criou quase 8 mil empregos formais no primeiro trimestre deste ano. Os dados constam no Boletim de Conjuntura Econômica Maranhense do primeiro trimestre de 2025, divulgado na última sexta-feira (18). A publicação analisa a dinâmica da economia do estado, abordando temas essenciais como Relações Internacionais, Comércio Exterior, Produto Interno Bruto (PIB), Inflação, Finanças Públicas e Mercado de Trabalho.
📲 Clique e participe do canal do Difusora News no Whatsapp!
De acordo com o Imesc, é previsto para o estado um crescimento de 3,0% para a economia maranhense até o fim do ano. A estimativa é sustentada pelos setores primário (10,8%), industrial (2,2%) e terciário (1,8%).
Ainda segundo o órgão, os resultados econômicos adquiridos foram positivos e refletiram diretamente no mercado de trabalho no Maranhão, com a taxa de desempregados caindo para 8,1%. Além disso, foram criados 7,9 mil empregos formais entre janeiro e abril deste ano. totalizando 666.909 trabalhadores com vínculo formal em todo o estado.
Outras conquistas divulgadas pelo boletim foram: o crescimento do comércio varejista de 1,4% no primeiro quadrimestre; o dinamismo da atividade portuária com a movimentação de 61,6 milhões de toneladas no primeiro quadrimestre; e exportações maranhenses que alcançaram US$ 2,1 bilhões no acumulado até maio.