186 municípios maranhenses ainda destinam os resíduos em vazadouros a céu aberto, conhecidos como lixões.
186 municípios maranhenses ainda destinam os resíduos em vazadouros a céu aberto, conhecidos como lixões.
O Maranhão ocupa a segunda posição entre os estados brasileiros com maior proporção de municípios que destinam resíduos sólidos para lixões, de acordo com dados da Pesquisa de Informações Básicas Municipais (Munic) 2023 – Suplemento de Saneamento, divulgada nesta quinta-feira (28) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Dos 217 municípios maranhenses que informaram ter serviços de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, 86,2% (186) destinam os resíduos para vazadouros a céu aberto, conhecidos como lixões.
📲 Clique AQUI e participe do nosso canal no Whatsapp
O estado ficou atrás apenas do Amazonas, que registrou índice de 91,9% de uso de lixões. Outros estados da Amazônia Legal também apresentaram elevados índices de municípios que utilizam espaços a céu aberto para a destinação de resíduos.
O ranking dos cinco estados com maior número de municípios que ainda utilizam lixões é completado por Roraima (85,7%), Pará (82,6%) e Ceará (80,9%).
Todos os municípios maranhenses informaram ao IBGE que possuem serviços de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos em 2023. No entanto, apenas 92 municípios (42,4%) indicaram oferecer serviços de coleta de resíduos sólidos especiais.
Esses resíduos incluem materiais que exigem tratamentos diferenciados, como resíduos industriais, hospitalares ou provenientes de grandes geradores.
Em 2023, 31,9% dos municípios brasileiros ainda utilizavam lixões como método de disposição final de resíduos sólidos, considerado a forma mais inadequada de destinação de rejeitos.
De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, municípios com população superior a 50.001 habitantes deveriam implementar a disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos e encerrar os lixões até agosto de 2023.
O Artigo 54 da Política Nacional de Resíduos Sólidos estabelece os seguintes prazos para a implementação da destinação adequada dos resíduos e o fim dos lixões:
Principais índices de utilização de lixões
Menores índices de utilização de lixões