O Maranhão registrou 1.470 novos postos de trabalho com carteira assinada em fevereiro. O saldo positivo é resultado de 24,2 mil admissões e 22,7 mil desligamentos no período. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged) e foram divulgados nesta sexta-feira (28) pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
📲 Clique AQUI e participe do nosso canal no WhatsApp.
No acumulado de janeiro e fevereiro, o estado soma 2,6 mil novas vagas formais. Já nos últimos 12 meses, o saldo de empregos gerados no Maranhão chega a 22,4 mil. Com isso, o estado tem atualmente 661,7 mil pessoas empregadas formalmente.
Setores com mais contratações
Em fevereiro, o Maranhão teve saldo positivo em quatro dos cinco principais setores da economia. O destaque foi o setor de Serviços, que criou 626 novas vagas. Em seguida, aparecem:
• Indústria: 420 novas vagas;
• Agricultura: 347 novas vagas;
• Comércio: 330 novas vagas.
O setor da Construção Civil, por outro lado, teve um saldo negativo de -253 postos de trabalho.
Perfil das contratações
A maioria das novas vagas foi ocupada por homens, que preencheram 1.057 dos empregos criados. Pessoas com ensino médio completo foram as mais beneficiadas, somando 1.027 contratações.
Jovens entre 18 e 24 anos foram o grupo com maior saldo de empregos no estado, totalizando 1.660 vagas.
Municípios com maior saldo de empregos
Entre as cidades que mais geraram empregos em fevereiro, Balsas lidera o ranking, com 235 novos postos. O município tem agora um total de 25 mil empregos formais.
Outras cidades com bom desempenho
• São Luís: 226 novas vagas;
• Paço do Lumiar: 162 novas vagas;
• Timon: 132 novas vagas;
• Tasso Fragoso: 108 novas vagas.
O resultado confirma a tendência de crescimento do mercado de trabalho no Maranhão, impulsionado principalmente pelo setor de Serviços e Indústria.