Nos três primeiros meses de 2025, mais de 4 mil ocorrências de falta de energia foram registradas no Maranhão por causa de objetos jogados na rede elétrica. Os dados são da Equatorial Maranhão, que alerta para os riscos dessas ações.
📲 Clique e participe do nosso canal no WhatsApp
Entre janeiro e março deste ano, os principais causadores de interrupções foram sacolas plásticas, pipas, bolas e outros materiais que se prenderam aos fios. Em 2024, esse tipo de ocorrência somou 15.746 registros em todo o estado.
As pipas estão entre os objetos mais comuns encontrados na rede. Quando enroscadas nos fios, elas podem causar curtos-circuitos, que danificam a rede elétrica e provocam apagões. Um desses casos aconteceu durante uma partida do Sampaio Basquete, em São Luís, que precisou ser interrompida por causa da falta de energia provocada por objetos lançados na rede.
A Equatorial Maranhão alerta que jogar ou soltar objetos perto da rede elétrica representa um grande risco. O contato com os fios pode causar choques, incêndios, danos a transformadores e postes, e deixar bairros inteiros sem energia — inclusive hospitais, escolas e outros serviços essenciais.
Entre os municípios com mais ocorrências em 2024 estão:
• São Luís: 1.088 registros
• Barra do Corda: 844
• Grajaú: 567
• Imperatriz: 282
• Bacabal: 187
A distribuidora reforça que é importante evitar soltar pipas ou lançar qualquer objeto próximo à rede elétrica, para garantir segurança e manter o fornecimento de energia estável.