Principais motivos apontados pelos bombeiros são problemas elétricos, como curtos-circuitos causados por sobrecarga de aparelhos
Principais motivos apontados pelos bombeiros são problemas elétricos, como curtos-circuitos causados por sobrecarga de aparelhos
Entre janeiro e maio deste ano, o Maranhão registrou 325 ocorrências de incêndios residenciais, de acordo com o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA). A maior parte dos casos ocorreu em São Luís, com 277 registros, sendo 242 em casas e 35 em apartamentos.
Os principais motivos apontados pelos bombeiros são problemas elétricos, como curtos-circuitos causados por sobrecarga de aparelhos (ventiladores, ar-condicionado), uso indevido de extensões e adaptadores do tipo “T”, e carregadores de celular deixados por longos períodos na tomada.
Outros riscos comuns incluem vazamentos de gás, devido a registros e mangueiras vencidos ou mal instalados, panelas esquecidas no fogo, velas acesas em locais inadequados e crianças manuseando fósforos e isqueiros.
• Evite ligar muitos aparelhos em uma só tomada;
• Não carregue celular em camas ou sofás;
• Retire da tomada os aparelhos após o uso;
• Desligue o registro de gás e equipamentos elétricos ao sair;
• Troque mangueiras e registros do botijão a cada cinco anos;
• Faça revisão elétrica periódica (a cada cinco anos).
Em caso de incêndio, a recomendação é sair do local imediatamente e ligar 193. Em edifícios, utilize as escadas e jamais os elevadores. Evite tentar apagar incêndios de grande proporção por conta própria.