Durante o primeiro quadrimestre de 2025, a corporação contabilizou 1.179 ocorrências.
Durante o primeiro quadrimestre de 2025, a corporação contabilizou 1.179 ocorrências.
O Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) emitiu um alerta à população sobre os cuidados necessários ao se deparar com animais peçonhentos e silvestres. De janeiro a abril deste ano, o CBMMA registrou 1.830 capturas de animais, com 68% dessas ocorrências na capital.
O crescente avanço das áreas urbanas e as mudanças climáticas têm feito com que cobras, aranhas, jacarés e outros animais procurem abrigo e alimento em bairros residenciais, escolas e comércios. Durante o primeiro quadrimestre de 2025, a corporação contabilizou 1.179 ocorrências de captura de animais silvestres e 464 de insetos peçonhentos.
📲 Clique e participe do nosso canal no Whatsapp
O tenente-coronel Marcos Bittencourt, explicou que muitos animais se aproximam das áreas urbanas em busca de água e alimento, especialmente em períodos de calor intenso.
“A orientação é não tentar contato ou captura; isso pode provocar acidentes e colocar a espécie em risco”, afirmou.
Além de resgates, o CBMMA promove campanhas educativas para informar a população sobre como prevenir acidentes e conviver de forma segura com a fauna. “A informação é a melhor maneira de evitar acidentes”, destacou Bittencourt, enfatizando a importância desses animais no equilíbrio ambiental.
Em caso de contato com animais, a recomendação é manter distância segura e evitar movimentos bruscos. É crucial fechar portas e janelas para isolar o local e, se ocorrer uma picada, buscar imediatamente atendimento médico. O Corpo de Bombeiros também pede que a população telefone para o número 193 ao se deparar com esses animais, fornecendo a localização e uma descrição precisa para facilitar a captura.