A partida acontecia pela Série D do Campeonato Brasileiro, sendo disputada no Estádio Castelão, em São Luís.
A partida acontecia pela Série D do Campeonato Brasileiro, sendo disputada no Estádio Castelão, em São Luís.
Durante partida que aconteceu neste sábado (19), entre o Maranhão Atlético Club (MAC) e Maracanã, o jogador lateral José Igor Nunes Lima foi surpreendido na partida por uma linha de pipa passando muito próxima ao seu pescoço.
A partida acontecia pela Série D do Campeonato Brasileiro, sendo disputada no Estádio Castelão, em São Luís.
O acidente poderia ter causado graves lesões no jogador, mas ele não ficou ferido e conseguiu continuar atuando na partida.
O acidente por pouco não teve uma tragédia em campo, o que deixou em alerta a comissão técnica. Até o momento, os times ainda não se pronunciaram oficialmente sobre o acidente.
Na súmula do jogo, o juiz Jailton Moura Silva Filho informou que parou o jogo aos 47 minutos do segundo tempo para atendimento ao jogador da equipe do Maranhão, o jogador de numero
02, José Igor Nunes Lima, após o mesmo ter enroscado o seu pescoço em uma linha de “pipa”, que caiu no campo de jogo vindo de fora do estádio.
O juiz informou ainda que o atleta necessitou de atendimento médico no campo de jogo , mas conseguiu retornar para a partida normalmente e não sofreu ferimentos.
A partida também teve que ser paralisada diversas vezes para a retirada de diversas pipas no decorrer do jogo, informou o juiz na súmula.
A equipe do Difusora News entrou em contato com as autoridades por meio de nota e aguarda retorno a solicitação.
Em Nota, a Federação Maranhense de Futebol (FMF) informou que o Decreto Estadual nº 38.234, proíbe a soltura de pipas nas imediações do Estádio Castelão em dias de jogos oficiais. E que o referido decreto atribui à Secretaria de Esporte e Lazer-Sedel, a Secretaria de Segurança Pública e ao Procon/MA a incumbência de fiscalizar e adotar as providências necessárias ao efetivo cumprimento da norma. E que as Leis Estaduais nº 11.344/2020 e 11.821/2022, também proíbem a soltura de pipas confeccionadas com cerol (vidro moído com cola), linha chilena (quartzo moído, algodão e óxido de alumínio) e outros materiais cortantes, dada a sua periculosidade e os riscos que representam à segurança pública.
A Federação ainda informou que o art. 149 da Lei Geral do Esporte (Lei nº 14.597/2023), é de responsabilidade exclusiva do clube mandante informar previamente às autoridades competentes o local e o horário de abertura do estádio, bem como solicitar o apoio do poder público para a presença de agentes de segurança durante o evento.
Já a Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel) manifestou solidariedade ao atleta Igor Nunes, do Maranhão Atlético Clube (MAC), e informou que também está adotando as medidas necessárias para evitar que situações semelhantes voltem a se repetir. Dentre elas: o reforço junto à segurança pública para garantir o cumprimento do decreto estadual em dias de jogos e a articulação com outros órgãos para promover uma campanha educativa no entorno do Complexo Esportivo do Canhoteiro.
Além disso, a Secretaria de Esportes está mobilizando esforços em parceria com entidades públicas e privadas, reafirmando o compromisso com a integridade física de atletas, comissões técnicas e do público que frequenta o estádio.
Atualizada 11h36