Empresa sul-coreana responsável pelo desenvolvimento do veículo informou que a decisão ocorreu após a detecção de uma anomalia no sistema de resfriamento.
-dezembro 17, 2025
Empresa sul-coreana responsável pelo desenvolvimento do veículo informou que a decisão ocorreu após a detecção de uma anomalia no sistema de resfriamento.
O lançamento do foguete HANBIT-Nano, que ocorreria na tarde desta quarta-feira (17) no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), foi adiado pela segunda vez. O anúncio foi feito pela Innospace, empresa sul-coreana responsável pelo desenvolvimento do veículo. Uma nova tentativa de lançamento está marcada para esta sexta (19).
O evento marca o primeiro lançamento de um foguete comercial a partir de solo brasileiro. O adiamento acontece pela segunda vez, já que a data original era o dia 22 de novembro. O HANBIT-Nano levará ao espaço cinco satélites e três dispositivos com o objetivo de colaborar com pesquisas em diferentes áreas.
Segundo a nota publicada pela empresa asiática, a alteração se deve à detecção de uma anomalia no dispositivo de resfriamento do sistema de suprimento de oxidante do primeiro estágio durante o procedimento de inspeção final para o lançamento.
Ainda segundo a Innospace, o problema requer a substituição de um componente específico da unidade de resfriamento e não indica qualquer defeito estrutural no HANBIT-Nano. A nota também esclarece que, como o foguete já está posicionado na plataforma de lançamento, serão necessários apenas dois dias para a nova tentativa, em vez dos três dias que costumam ser o prazo mínimo.
Dessa forma, o lançamento está previsto para as 15h45 da sexta-feira (19). A nova data segue o cronograma da chamada janela de lançamento, que foi determinada para durar entre os dias 16 e 22 deste mês.