A apresentação será realizada no clube CB 450, na Vila Embratel e terá como público, os brincantes, padrinhos e a comunidade em geral.
A apresentação será realizada no clube CB 450, na Vila Embratel e terá como público, os brincantes, padrinhos e a comunidade em geral.
Os preparativos para o período junino já começaram e neste sábado (26), a Junina Fogueira Viva apresentará o tema que vai levar para os arraiais na Grande São Luís e em outros municípios maranhenses na temporada 2025. A apresentação será realizada no clube CB 450, na Vila Embratel e terá como público, os brincantes, padrinhos e a comunidade em geral.
Celebração a arte e cultura popular do Nordeste, a Junina Fogueira Viva aborda, a cada ano, temas sociais que inspiram e fazem o público pensar. Com coreografias arrojadas criadas pelo jovem e talentoso coreógrafo Jota Jota, roteiro e direção cênica de Denilton Neves e direção geral e Jadson Diniz, em 2025 o grupo levará para os arraiais do Maranhão o tema: “Meu Nordeste Brasileiro: Brazil com Z é pra cabra da peste, Brasil com S é a nação do Nordeste”, uma linda homenagem ao povo nordestino.
Utilizando coreografias e elementos cênicos que remetem a luta e vida do povo nordestino, a Junina Fogueira Viva espera emocionar mais uma vez o publico.
A Junina Fogueira Viva nasceu no ano de 2016 ainda como uma brincadeira de rua, protagonizada e estrelada pelos moradores da Rua 22, do bairro Vila Embratel, em São Luís. Os moradores e amigos se juntaram para a realização de um lindo arraial onde a atração principal foi a Junina, que era composta por amigos, moradores da rua e adjacências, ex-brincantes da já referida Quadrilha Rancho Alegre.
Depois de passado o período junino formou-se a primeira composição da Diretoria da Junina Fogueira Viva e assim foi dado o ponta pé inicial deste grande projeto, que seria desenvolvido até os dias atuais. O ano de 2017 foi o primeiro ano da Junina nos arraias da cidade, esse ano teve como temática “Maria da Prata e João do Ouro. O corpo de baile já contava com mais de 50 componentes.
No ano de 2018 a Junina vem com a temática “Lampião e Maria Bonita”, nosso corpo de baile contou com 80 componentes. Participamos do nossa primeira Mostra, a Mostra Competitiva de Quadrilhas Juninas Organizada pela produtora cultural Quarta Parede e realizada na cidade de Imperatriz.
Nos anos de 2019 a 2021, a Fogueira Viva não colocou o espetáculo. No primeiro ano por conta da falta de patrocínio e nos dois seguintes por conta da pandemia da Covid-19. Em 2022 a temática do retorno aos arraiais foi “Diversidade é convidar para festa, inclusão é chamar para dançar”. Com um enredo emocionante, teatro impactante, marcamos os arraias da cidade.
No ano de 2023 o tema foi “Cabaré: Aqui o seu segredo será guardado, a diversão é garantida mas se duvida é só pagar pra ver”. Em 2024, a Junina levou para os arraias do Maranhão, o tema “Todos cantam sua terra eu também vou cantar a minha” uma homenagem a João do Vale e à cultura maranhense.