Alistamento Militar segue até 30 de junho em todo o país
Alistamento Militar segue até 30 de junho em todo o país
O Alistamento Militar 2026 teve início nesta quinta-feira (1º) e segue aberto até o dia 30 de junho. O processo é obrigatório para jovens do sexo masculino que completam 18 anos em 2026. Pelo segundo ano consecutivo, o alistamento também está disponível para mulheres da mesma faixa etária, de forma voluntária.
As inscrições podem ser feitas pela internet, por meio do site do Alistamento Online, inclusive para brasileiros que moram no exterior. Quem preferir também poderá realizar o procedimento presencialmente, a partir desta sexta-feira (2), na Junta de Serviço Militar (JSM) mais próxima da residência. Os endereços das juntas estão disponíveis no site oficial do alistamento.
Para os homens, o alistamento é exigido por lei. Já para as mulheres, a participação é opcional. O processo é fundamental para a renovação anual do efetivo das Forças Armadas e oferece aos jovens a oportunidade de servir ao país, além de desenvolver disciplina, preparo técnico e competências profissionais.
O serviço militar também contribui para a formação de uma reserva estratégica de recursos humanos, que pode ser mobilizada em situações de defesa nacional ou em ações de apoio à sociedade.
No segundo semestre de 2026, os jovens inscritos passarão pelas etapas de seleção geral, designação, seleção complementar e incorporação ou matrícula. O Serviço Militar terá início em 2027 e duração inicial de 12 meses. O tempo pode ser prorrogado, a cada ano, por até oito anos, desde que haja vagas, interesse do militar e aprovação das Forças Armadas.
Criado pelo Ministério da Defesa em 2024, o serviço militar feminino vai oferecer, em 2026, um total de 1.467 vagas. Desse número, 1.010 são destinadas ao Exército, 300 à Aeronáutica e 157 à Marinha. A expectativa é que a quantidade de vagas seja ampliada gradualmente nos próximos anos.
As oportunidades estão distribuídas em 145 municípios de 21 estados, além do Distrito Federal. Durante o período de serviço, os participantes poderão atuar em diferentes áreas, adquirindo experiência profissional. Em muitos casos, o ingresso representa o primeiro emprego formal e contribui para a definição da carreira.
Após a incorporação, o cumprimento do Serviço Militar Inicial por 12 meses é obrigatório. Em 2025, mais de 1 milhão de homens e cerca de 33 mil mulheres se alistaram para servir em 2026.