Mutirões reforçam atendimentos previdenciários para acelerar a análise do BPC e reduzir o tempo de espera.
Mutirões reforçam atendimentos previdenciários para acelerar a análise do BPC e reduzir o tempo de espera.
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) realiza neste sábado (13) e domingo (14) uma grande mobilização de atendimento em Agências da Previdência Social (APS) de sete estados do Nordeste. Ao todo, serão 4.837 vagas extras destinadas a perícias médicas e avaliações sociais, com foco na análise inicial e na reavaliação do Benefício de Prestação Continuada (BPC) à pessoa com deficiência.
A iniciativa busca reduzir o tempo de espera dos segurados e ampliar o acesso aos serviços presenciais, com atendimentos feitos por peritos do Ministério da Previdência Social e equipes de avaliação social.
No Maranhão, o mutirão terá um dos maiores volumes de atendimento da região, somando 870 vagas exclusivas para perícias médicas ao longo do fim de semana.
Todas as vagas no estado são voltadas para perícia médica, reforçando o esforço para acelerar a análise de benefícios e reavaliações do BPC.
Além do Maranhão, os mutirões ocorrem no Ceará, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Piauí e Bahia. O Ceará lidera em número de atendimentos, com 1.900 vagas, entre 1.580 perícias médicas e 320 avaliações sociais. A Bahia soma 877 vagas, com atendimentos em Feira de Santana e Salvador. Já Alagoas ofertará 400 perícias, enquanto Pernambuco e Paraíba concentram ações em avaliações sociais. No Piauí, serão 390 perícias médicas distribuídas entre Teresina e Parnaíba.
Todos os atendimentos exigem agendamento prévio, que pode ser feito pelo Meu INSS (site ou aplicativo) ou pelo telefone 135. No dia marcado, é necessário apresentar documento de identificação com foto e exames médicos atualizados.