Inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet
-dezembro 4, 2025
Inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet
Os interessados em uma das vagas remanescentes do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para o segundo semestre de 2025 poderão se inscrever entre os dias 23 e 30 de outubro. O edital com todas as regras foi publicado nesta quarta-feira (15) no Diário Oficial da União (DOU) pelo Ministério da Educação (MEC).
📱Clique e participe do canal do Difusora News no Whatsapp!
As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet, na página do Fies, dentro do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
O programa concede financiamentos a estudantes de baixa renda que cursam o ensino superior em instituições privadas participantes do programa.
Para concorrer às vagas, o candidato deve:
• Ter renda familiar mensal bruta per capita de até três salários mínimos;
• Ter participado de alguma edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010;
• Ter obtido média mínima de 450 pontos nas cinco provas do Enem e nota diferente de zero na redação;
• Cumprir a frequência mínima exigida no curso desejado.
O resultado da chamada única será divulgado no dia 4 de novembro. A classificação seguirá a ordem decrescente das notas do Enem, com prioridade para os candidatos que:
1. Não têm ensino superior e nunca foram beneficiados pelo Fies;
2. Não têm ensino superior, mas já quitaram financiamentos anteriores;
3. Têm ensino superior e nunca foram beneficiados pelo Fies;
4. Têm ensino superior e já quitaram financiamentos anteriores.
As vagas serão distribuídas entre a ampla concorrência e as ações afirmativas voltadas a pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência.
Com o Fies Social, metade das vagas (50%) é reservada a candidatos com renda familiar por pessoa de até meio salário mínimo (R$ 759 em 2025) e inscritos no Cadastro Único (CadÚnico).
Esses estudantes poderão solicitar financiamento de até 100% do valor cobrado pela instituição de ensino.
Os pré-selecionados deverão validar as informações entre os dias 5 e 6 de novembro na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento da instituição para a qual se inscreveram.
Após essa etapa, será necessário confirmar os dados junto a um agente financeiro em até dez dias úteis para a formalização do contrato de financiamento.
Quem não for pré-selecionado será automaticamente incluído na lista de espera, que ficará aberta de 13 a 28 de novembro. O Fies é uma das principais políticas públicas de acesso ao ensino superior, garantindo que milhares de estudantes de baixa renda possam cursar a faculdade com financiamento facilitado e juros reduzidos.