Em 2025, o MEC disponibilizará 112 mil novas vagas
-fevereiro 10, 2026
Em 2025, o MEC disponibilizará 112 mil novas vagas
Os interessados em participar da seleção para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do primeiro semestre de 2025 devem realizar suas inscrições através do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, com a conta Gov.br, até o final do dia de sexta-feira, 7 de fevereiro.
Na plataforma, é necessário preencher dados pessoais e informações sobre a escolaridade. Candidatos que desejam concorrer às vagas para a Lei de Cotas, reservadas para pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência (PCD), devem marcar essa opção na autodeclaração do perfil étnico-racial.
📲 Clique AQUI e participe do nosso canal no WhatsApp.
Após essa etapa, o candidato deve selecionar até três cursos por ordem de prioridade, informando estado, município e instituição de ensino para cada escolha.
Por fim, é necessário que o participante informe os dados financeiros do candidato e de sua família. O Ministério da Educação (MEC) recomenda salvar o comprovante de inscrição com a chave de segurança gerada para evitar problemas.
Os pré-selecionados que se enquadrarem nas regras do Fies Social, voltado para famílias de baixa renda, terão financiamento integral, com o governo federal cobrindo até 100% dos encargos e despesas educacionais.
Condições para participar
Para concorrer ao Fies, o candidato deve ter realizado qualquer edição do Enem a partir de 2010, além de ter obtido no mínimo 450 pontos na média geral das cinco provas e não ter zerado a redação. Treineiros não poderão se inscrever.
Para candidatos inscritos no CadÚnico, serão considerados os dados registrados até 11 de janeiro de 2025.
Classificação e Prioridades
A classificação será feita em ordem decrescente das notas do Enem, considerando tipo de vaga, grupo de preferência e modalidade de concorrência.
Segundo o edital nº 3/2025, publicado pelo MEC em janeiro, a pré-seleção priorizará candidatos que:
Calendário do Fies 2025
18 de fevereiro – Divulgação do resultado da chamada única.
19 a 21 de fevereiro – Complementação da inscrição pelos pré-selecionados.
25 de fevereiro a 9 de abril – Convocação da lista de espera.
Oferta de Vagas
Em 2025, o MEC disponibilizará 112 mil novas vagas, divididas em dois processos seletivos, ocorridos no primeiro e segundo semestre do ano. O primeiro oferecerá 67.301 vagas e o segundo, 44.867 vagas, segundo previsões.
No último levantamento de 2023, 68,23% dos beneficiados eram mulheres e 56,1% eram pessoas pretas ou pardas.
Criado em 2001, o Fies financia cursos de graduação em instituições privadas que possuem avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).