O cadastro é gratuito e pode ser realizado pelo site oficial do programa (https://avancama.detran.ma.gov.br/) ou presencialmente em qualquer unidade de atendimento do Detran-MA.
-dezembro 18, 2025
O cadastro é gratuito e pode ser realizado pelo site oficial do programa (https://avancama.detran.ma.gov.br/) ou presencialmente em qualquer unidade de atendimento do Detran-MA.
As inscrições para o Programa ‘Avança Maranhão: Trânsito Seguro é a Gente que Faz’ – Eixo Formação e Capacitação de Motociclistas seguem abertas somente até esta quinta-feira (18).
A iniciativa do Governo do Maranhão, por meio do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA), é voltada à qualificação de motociclistas, mototaxistas e motofretistas de baixa renda em todo o estado.
O cadastro é gratuito e pode ser realizado pelo site oficial do programa (https://avancama.detran.ma.gov.br/) ou presencialmente em qualquer unidade de atendimento do Detran-MA. Ao todo, nesta primeira etapa, estão sendo ofertadas 6 mil vagas em cursos gratuitos, além da entrega de equipamentos de segurança, kits profissionais e do sorteio de 100 motocicletas zero quilômetro para profissionais já regularizados.
O Avança Maranhão prevê, ao longo de sua execução, a entrega de 2 mil motocicletas 0 km, 30 mil capacetes, 2 mil coletes de identificação profissional e mil mochilas de trabalho para motofretistas. A proposta é garantir mais segurança, qualificação profissional e melhores condições de trabalho para quem utiliza a motocicleta como meio de sustento.
O programa é destinado a pessoas de baixa renda inscritas no Cadastro Único (CadÚnico), com cadastro atualizado até 29 de agosto de 2025, residentes no Maranhão e com renda familiar per capita de até meio salário mínimo. Para participar, o candidato não pode estar cumprindo penalidade de suspensão ou cassação do direito de dirigir.
O programa é dividido em três fases, cada uma com público e objetivos específicos:
Fase I – Sorteio de 100 motocicletas 0 km
Exclusiva para mototaxistas e motofretistas já regularizados, essa etapa sorteará 100 motocicletas (50 para cada categoria). A distribuição contemplará os 10 municípios maranhenses com mais de 100 mil habitantes, incluindo São Luís, Imperatriz, São José de Ribamar, Timon e Caxias. Além das motos, os beneficiários receberão capacetes, coletes refletivos e, no caso dos motofretistas, bolsas de transporte.
Fase II – Curso Técnico de Pilotagem Defensiva
Com 4 mil vagas, é voltada a motociclistas de baixa renda que desejam aperfeiçoar a condução segura. Ao final do curso, os aprovados receberão um capacete certificado pelo Inmetro. As vagas serão distribuídas entre 72 municípios integrados ao Sistema Nacional de Trânsito.
Fase III – Cursos Profissionalizantes para novos mototaxistas e motofretistas
São 2 mil vagas, sendo mil para cada categoria. Após a formação, os participantes receberão kits profissionais com capacete e colete refletivo; motofretistas também receberão mochila específica para transporte de cargas leves.
Caso o número de inscritos ultrapasse as vagas disponíveis, será realizado sorteio eletrônico no dia 20 de dezembro, com divulgação imediata do resultado no portal do Detran-MA. As matrículas dos selecionados ocorrerão a partir de fevereiro de 2026.