Candidatos podem acessar as respostas na Seção Provas e Gabaritos, disponível no portal do Inep
Candidatos podem acessar as respostas na Seção Provas e Gabaritos, disponível no portal do Inep
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou, na tarde desta quinta-feira (13), os gabaritos oficiais das provas objetivas do primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025.
📲 Clique e participe do canal do Difusora News no Whatsapp!
Os candidatos podem acessar as respostas na Seção Provas e Gabaritos, disponível no portal do Inep. Para consultar, é preciso clicar em “2025” e selecionar o caderno de provas correspondente (azul, amarelo, branco ou verde). Também estão disponíveis as versões com recursos de acessibilidade, como braile, Libras, e provas com fontes e imagens ampliadas.
No total, o Inep divulgou as respostas das 90 questões objetivas do primeiro dia de provas, 45 de Linguagens (Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira, Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação) e 45 de Ciências Humanas (História, Geografia, Filosofia e Sociologia).
O instituto reforça que o número de acertos não define a nota final do candidato, já que a correção utiliza a Teoria de Resposta ao Item (TRI). O método avalia a coerência e o grau de dificuldade das respostas, garantindo uma análise mais precisa do desempenho individual.
As provas do Enem 2025 foram aplicadas no último domingo (9), em 164.906 salas, distribuídas por 1.805 municípios em todo o país.
O segundo dia de aplicação ocorre neste domingo (16), com as provas de Matemática e Ciências da Natureza (Biologia, Química e Física). Nessa etapa, o foco é o raciocínio lógico e a aplicação de fórmulas.
Os participantes que não puderam comparecer por motivos de saúde ou problemas logísticos poderão solicitar a reaplicação da prova, que será realizada nos dias 16 e 17 de dezembro. O pedido deve ser feito entre os dias 17 e 21 de novembro, até as 12h (horário de Brasília), na Página do Participante, disponível no site do Inep.