A migração será gradativa, começando pelas grandes cidades.
-dezembro 5, 2025
A migração será gradativa, começando pelas grandes cidades.
A advogada Lidiane Oliveira representou o Grupo Difusora na cerimônia de assinatura do decreto de implementação da TV 3.0, demonstrando o compromisso da emissora com o futuro da televisão no Brasil.
O evento, realizado no Palácio do Planalto, contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e de importantes figuras do setor. Entre os participantes, destacaram-se Ministros de Estado, Presidentes de Agências Reguladoras, Presidentes das maiores Associações de Rádio e TV do mundo, e CEOs das principais emissoras de televisão aberta do País, como João Roberto Marinho (Globo), Renata Abravanel (SBT), Marcos Vinícius (Record), Johnny Saad (Band), Amilcare Dallevo (RedeTV!), Monteiro Neto (Rede Vida), Luiz Cláudio Costa (Record) e Paulo Tonet Camargo, presidente da Associação Internacional de Radiodifusão.
📲 Clique e participe do canal do Difusora News no Whatsapp!
Durante a cerimônia, foi apresentado um vídeo demonstrativo das funcionalidades da TV 3.0, incluindo a interação com a internet e a possibilidade de compras online, ilustrando o potencial da nova tecnologia.
O ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social (Secom), Sidônio Palmeira, ressaltou a importância da TV 3.0 como questão de soberania nacional, destacando o pioneirismo do Brasil nas Américas. A expectativa é que a nova tecnologia esteja em operação em junho de 2026, a tempo da próxima Copa do Mundo.
A TV 3.0 integrará os serviços de internet à transmissão de sons e imagens, permitindo o uso de aplicativos para interação com a programação e compras diretamente da TV. Os novos aparelhos deverão priorizar os canais de televisão abertos, que terão a possibilidade de oferecer conteúdos adicionais sob demanda. A migração será gradativa, começando pelas grandes cidades, utilizando o sistema ATSC 3.0 como padrão técnico.