A programação do mutirão no HU-UFMA contempla atendimentos em diversas especialidades, incluindo consultas, exames diagnósticos e procedimentos cirúrgicos.
A programação do mutirão no HU-UFMA contempla atendimentos em diversas especialidades, incluindo consultas, exames diagnósticos e procedimentos cirúrgicos.
O Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HU-UFMA) realizará neste sábado (13), aproximadamente 5.000 atendimentos médicos, entre consultas, exames e cirurgias eletivas, durante o Dia E do projeto Ebserh em Ação. A iniciativa integra o Programa Agora Tem Especialistas, do Governo Federal, e mobiliza os 45 hospitais universitários da Rede Ebserh em todo o país com o objetivo de ampliar o acesso da população a procedimentos especializados.
Esta será a terceira edição do Dia E em 2025 e já é considerada a maior da história do Sistema Único de Saúde (SUS), superando em 53% a edição anterior. Em nível nacional, a previsão é de mais de 52 mil atendimentos, reforçando o esforço conjunto para reduzir as filas da regulação e garantir atendimento mais rápido e resolutivo à população.
O HU-UFMA foi o hospital foi o que mais realizou atendimentos entre todas as unidades da Rede Ebserh nas últimas edições do mutirão.
Na segunda edição nacional do mutirão, realizada em 13 de setembro, o Hospital Universitário realizou 3.920 exames e procedimentos de imagem e 146 cirurgias, superando a primeira edição do mutirão de 2025, realizada em julho, quando foram registrados 2.471 atendimentos.
Segundo a superintendente do HU-UFMA, Joyce Lages, o mutirão simboliza o compromisso institucional com a população.
“O Dia E representa o empenho de toda a Rede Ebserh em garantir acesso rápido e seguro a procedimentos essenciais. No HU-UFMA, estamos mobilizando nossas equipes com dedicação total para ampliar o cuidado especializado e contribuir de forma concreta para a redução das filas no Maranhão”, destacou.
A programação do mutirão no HU-UFMA contempla atendimentos em diversas especialidades, incluindo consultas, exames diagnósticos e procedimentos cirúrgicos. Todos os atendimentos seguirão rigorosamente a ordem de agendamento, sendo destinados exclusivamente a pacientes previamente encaminhados pelos sistemas de regulação do SUS e pela regulação interna do hospital, sem atendimento por demanda espontânea.
O Dia E faz parte do projeto Ebserh em Ação 2025, iniciativa da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, vinculada ao Ministério da Educação (MEC). Alinhado ao programa Agora Tem Especialistas, lançado pelo presidente Lula em parceria com o Ministério da Saúde, o projeto busca ampliar o acesso da população brasileira a cirurgias eletivas, exames e procedimentos terapêuticos.
Além do impacto assistencial, a ação fortalece a formação profissional, com a participação ativa de residentes e estudantes, e reafirma o compromisso da Rede Ebserh com a assistência humanizada e com as necessidades reais do Sistema Único de Saúde.