Essas infecções podem ser silenciosas no início
Durante o Julho Amarelo, campanha nacional de conscientização sobre hepatites virais, o Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA), vinculado à Ebserh, reforça que oferece atendimento e tratamento gratuito pelo SUS para hepatites B e C.
📲 Clique e participe do canal do Difusora News no Whatsapp!
Essas infecções podem ser silenciosas no início, mas, se não tratadas, evoluem para quadros graves como cirrose e câncer no fígado. Segundo a OMS, a meta global é eliminar as hepatites B e C como problema de saúde pública até 2030.
No Brasil, só em 2023, foram mais de 28 mil novos casos registrados. A hepatite C lidera com 56,7% das notificações, seguida pela hepatite B, com 35,4%.
No HU-UFMA, o Núcleo do Fígado realiza o diagnóstico e tratamento. Os principais sintomas envolvem cansaço, febre, dor abdominal, urina escura, pele e olhos amarelados. Mas muitos casos são assintomáticos e só descobertos por exames de rotina.
O hepatologista Rogério Soares Castro explica que as hepatites podem ser agudas ou crônicas. A hepatite A é transmitida por água e alimentos contaminados; a B, por sangue e relações sexuais; e a C, pelo contato com sangue contaminado, como em objetos cortantes não esterilizados.
A vacinação contra as hepatites A e B está disponível gratuitamente pelo SUS. O teste também é gratuito e rápido nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).