Apesar de se apresentar como CAC, o detido tinha irregularidades na documentação obrigatória para o transporte de armas de fogo.
-dezembro 11, 2025
Apesar de se apresentar como CAC, o detido tinha irregularidades na documentação obrigatória para o transporte de armas de fogo.
Um homem de 35 anos, cuja identidade não foi divulgada, foi preso na tarde desta quinta-feira (10) suspeito de ameaçar o motorista de um ônibus com uma arma de fogo durante uma discussão de trânsito. Apesar de se apresentar como CAC (Caçador, atirador e colecionador), o que lhe daria permissão para a posse, ele tinha uma documentação irregular. O caso ocorreu na BR-135, na saída de São Luís.
Por volta das 16h45, uma equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) foi notificada a respeito da ameaça ao motorista do ônibus. Em seguida, os agentes localizaram uma caminhonete que se encaixava na descrição do denunciante no km 22 da rodovia, no sentido de Bacabeira. A equipe deu ordem de parada e informou ao motorista o motivo da abordagem.
Questionado sobre a existência de uma arma de fogo no interior do veículo, o condutor confirmou que levava uma pistola no console central. Durante a fiscalização, os policiais encontraram a arma dentro de um coldre, além de uma munição avulsa no porta-copos e um carregador com nove munições dentro do porta-luvas.
Ao ser perguntado sobre a ameaça ao motorista do ônibus, o homem confirmou que houve um desentendimento, mas alegou ter mostrado apenas o coldre, e não a arma. Além disso, ele afirmou ser CAC e disse estar retornando de um clube de tiro em São Luís. No entanto, a guia de tráfego (GT) apresentada indicava como origem a cidade de São Mateus e como destino a zona rural de Matões do Norte, uma rota totalmente diferente daquela em que ele foi abordado.
A guia de tráfego é um documento obrigatório para o transporte de armas de fogo, com informações sobre o trajeto e finalidade do deslocamento. O transporte sem a GT ou em desacordo com ela sujeita o infrator a sanções penais. Neste caso, além da rota distinta, a pistola não estava em uma maleta e o carregador continha munições, ao contrário das determinações da legislação para CACs.
Dessa forma, o homem foi detido e encaminhado a uma Delegacia de Polícia Civil da região pelo crime de posse ou porte ilegal de arma de fogo de uso restrito. A caminhonete também estava sem licenciamento e foi recolhida.