Hoje, dia 21 de março, é reconhecido como o Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial pela ONU (Organização Mundial das Nações Unidas).
📲 Clique AQUI e participe do nosso canal no WhatsApp.
A data é lembrada como referência ao trágico episódio ocorrido nos anos 60 numa província da África do Sul, onde 69 pessoas foram assassinadas e outras 186 feridas por forças policiais, sendo conhecido como o “Massacre de Sharpeville”.
A chacina ocorreu quando cerca de 20 mil sul-africanos protestavam de forma pacífica contra uma determinação imposta pelo governo da época de limitar os locais onde pessoas negras poderiam circular.
Os militares da África do Sul atuaram de forma totalmente violenta para reprimir o protesto, ocasionando a morte de inúmeras pessoas, sendo a maioria negras.
O episódo, que estava associado ao sistema de segregação racial Apartheid, que vigorou na África do Sul entre 1948 e 1994, atraiu a atenção e comoção públicas mundiais, aumentando a visibilidade das demandas a cerca dos direitos humanos.
No Brasil
Em terras nacionais, o dia foi instituído como o Dia Nacional das Tradições das Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé pela Lei nº 14.519, sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2023.