Audiência pública está prevista para acontecer às 9h no Tribunal Regional do Trabalho com lideranças sindicais dos trabalhadores e das empresas.
Audiência pública está prevista para acontecer às 9h no Tribunal Regional do Trabalho com lideranças sindicais dos trabalhadores e das empresas.
A greve dos trabalhadores rodoviários que fazem as linhas do transporte público em São Luís e na Região Metropolitana pode estar próxima de um desfecho. Nesta terça-feira (3), quinto dia de paralisação, acontecerá uma audiência pública às 9h entre as partes envolvidas que pode selar um acordo para o retorno da categoria às ruas.
O encontro deve reunir representantes do Sindicato dos Rodoviários (STTREMA), do Sindicato das Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros (SET) e do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), além de autoridades da Agência Estadual de Mobilidade Urbana (MOB) e da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT).
Uma primeira audiência foi realizada na última sexta-feira (30), quando o STRREMA abaixou a pedida de 15 para 12% de reajuste salarial, mas a proposta ficou em análise por parte do sindicato patronal, que até então oferecia aumento de 2% nos vencimentos.
Já na segunda (2), uma reunião para a discussão de medidas teve a presença de lideranças do STTREMA e do SET, além da mediação do TRT. Segundo o desembargador Gerson de Oliveira Costa Filho, que coordenou o encontro, há otimismo para que a paralisação chegue ao fim hoje.
Também é de autoria do desembargador a liminar expedida pelo TRT que estabeleceu o retorno de 80% da frota às ruas, sob risco de multa diária ao STRREMA em caso de descumprimento no valor de R$ 70 mil. Apesar da medida, os trabalhadores seguiram de braços cruzados e a questão será analisada nos termos jurídicos estabelecidos na decisão.