As unidades do Minha Casa Minha Vida beneficiarão 11 mil pessoas no município maranhense.
As unidades do Minha Casa Minha Vida beneficiarão 11 mil pessoas no município maranhense.
O governo federal entregou, nesta segunda-feira (6), 2.837 unidades habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV) no Residencial Canto da Serra, em Imperatriz (MA). O investimento total é de R$ 358,6 milhões, com expectativa de beneficiar mais de 11 mil pessoas.
Durante a cerimônia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou a importância de garantir não apenas moradia, mas também infraestrutura adequada aos moradores. Ele pediu o empenho da prefeitura, do governo estadual e do Ministério das Cidades para a construção de escolas, quadras esportivas, postos de saúde e reforço na segurança do bairro.
“As pessoas não precisam apenas de uma casa com telhado para se esconder do sol e da chuva. Elas precisam de uma casa que dê a dignidade que o ser humano precisa para viver bem”, afirmou o presidente.
Lula ainda declarou que pretende voltar ao conjunto habitacional em um ano para acompanhar os avanços e melhorias. “Esse conjunto ainda não é o do meu sonho, pode ser melhorado”, disse.
O ministro das Cidades, Jader Filho, anunciou que novas obras serão realizadas em parceria com o governo do Maranhão e a prefeitura de Imperatriz, incluindo a construção de escola de tempo integral, creche, Centro de Referência em Assistência Social (Cras), posto policial e unidades básicas de saúde.
“Vamos fazer todas as obras necessárias para que vocês morem com dignidade. Não adianta só entregar as casas; as crianças precisam de espaços para brincar, e as famílias, de serviços públicos de qualidade”, reforçou o ministro.
A futura moradora do Canto da Serra, Valdean Gomes Costa, de 51 anos expressou seu sentimento ao receber a casa própria.
“É muita emoção isso estar saindo do sonho e se tornando realidade”, disse. “Sou mãe solteira, formei meu filho pelo FIES, e estou hoje muito feliz. São muitos anos de espera, mas agora vai se tornar realidade e não são só promessas; agora vamos receber a chave para nossa casa. Vamos morar eu, meu filho e minha neta na nossa primeira casa própria.”
A cerimônia contou com a presença do ministro do Esporte, André Fufuca, da ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, e do governador do Maranhão, Carlos Brandão. Também participaram o vice-governador Felipe Camarão, parlamentares federais e estaduais do Maranhão, o prefeito de Imperatriz, Rildo Amaral, o presidente da Caixa Econômica Federal, Carlos Vieira, e representantes das famílias beneficiadas pelo programa Minha Casa, Minha Vida.