” “
Em meio ao ressarcimento de beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que foram prejudicados em esquema nacional de descontos ilegais, criminosos se aproveitam da situação para tentar aplicar golpes.
Um novo método utilizado é a tentativa de simular uma situação real de pagamento a vítimas de débitos indevidos e, com isso, obter dados e até mesmo dinheiro ilegalmente. Para isso, os golpistas usam um endereço falso na internet com características bastante semelhantes às dos portais do Governo Federal. Dessa forma, as vítimas acreditam estar fazendo o cadastro para o recebimento do dinheiro que havia sido descontado na fraude nacional, quando na verdade estão caindo no estelionato.
As imagens abaixo são do celular de Sergio, um morador de São Luís que quase caiu no golpe, e mostram a página falsa utilizada pelos criminosos. Eles solicitam dados pessoais e informam o suposto valor a ser recebido pelo beneficiário, além de pedir uma taxa a ser paga via pix para confirmar o ressarcimento.

Depois de suspeitar da situação e compartilhar com familiares, o homem verificou em uma página oficial que não constava nenhum valor a ser recebido em seu nome.
Diante dos golpes, o INSS informa a população sobre as formas seguras de consultar e saca possíveis indenizações. A recomendação é que seja acessado com login e senha o Meu INSS, disponível tanto na versão de site como aplicativo. Em seguida, é preciso selecionar a opção “Consultar Benefício” e depois “Extrato de Pagamento”.
Então, o usuário pode clicar no mês que aparece (por padrão, aparecem somente as duas últimas competências, mas é possível visualizar as anteriores também). Na tabela que aparece, irá constar o possível valor do desconto, se houver.
Os valores descontados no mês de abril ficarão retidos, conforme informado pela Controladoria Geral da União (CGU), e serão devolvidos na folha de maio, que vai de 26 de maio a 6 de junho. Já o ressarcimento dos valores relativos a mensalidades não reconhecidas pelos beneficiários descontados antes de abril deste ano será avaliado por um grupo da Advocacia Geral da União (AGU), que estudará a melhor forma de devolver o dinheiro.
As restituições referentes à folha de abril começaram na última segunda-feira (26) e seguem um calendário específico, de acordo com os valores a serem pagos e o número do Benefício (NB), sem considerar o dígito verificador, que aparece depois do traço. Confira abaixo
Quem ganha até um salário-mínimo
Quem ganha acima de um salário-mínimo
Para reaver o valor de mensalidades associativas antigas, o aposentado ou pensionista deverá informar ao INSS que não reconhece autorização para o débito em folha. O pedido deve ser feito pelo Meu INSS (aplicativo ou site) ou pelo telefone 135. Não é necessário enviar documentos nem oferecer qualquer informação, além de dizer se autorizou ou não os descontos.
Nesta quinta-feira (29), o ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, afirmou em um programa que o governo espera concluir o ressarcimento das vítimas de fraudes do INSS antes ainda do fim do ano.