Vídeo flagra PMs atirando em jovem rendido no MA

Um vídeo feito com um celular flagrou policiais militares atirando em um rapaz que estava aparentemente rendido, durante uma abordagem no centro do município de Lago Verde (MA), o que foi entendido como um caso de abuso de autoridade. A ocorrência foi confirmada pela Polícia Militar do Maranhão (PMMA) nessa quarta-feira (3).

As imagens mostram dois policiais e uma pessoa com as mãos na cabeça, o que sugere que ela estava rendida, próximo a uma parede. Um dos policiais caminha para o meio da rua enquanto outro ordena que o detido fique parado, levante a camisa, e, então, dá um tiro a queima roupa. A pessoa cai no chão. Veja as imagens abaixo:

 

Policiais afastados

Assim que as imagens começaram a circular nas redes sociais, os policiais envolvidos na ação foram afastados das funções pelo comandante do Batalhão de Lago Verde, onde tudo aconteceu.

Os PMs esclareceram que o disparo foi realizado após o suspeito ter dado a entender que puxaria uma arma. O rapaz foi levado para o hospital Dra Laura Vasconcelos, na cidade de Bacabal, onde permanece internado em estado gravíssimo.

“A Secretaria de Estado da Segurança Pública determinou imediata e rigorosa apuração e não compactua com a conduta ilegal dos agentes de segurança”, disse o governo em nota enviada ao Difusora On.

Ocorrência

Segundo a Secretária de Segurança Pública, os policiais foram à região verificar uma denúncia de ameaça contra um proprietário de um estabelecimento comercial. Lá, o jovem foi detido com uma arma branca que estava na cintura e recebeu a ordem de levantar a camisa – é exatamente a parte que aparece no vídeo.

“Sendo provada qualquer irregularidade na ação, os policiais responderão por seus atos, em conformidade com a lei”, diz outro trecho da nota da SSP enviada ao Difusora ON, em referência ao vídeo.

O nome da pessoa baleada não foi divulgado. A identidade dos policiais envolvidos também foi resguardada.

Tags: abuso de autoridade, Governo do Estado, Lago Verde, policia militar, Secretaria de Segurança Pública, violência policial