Crianças de projeto social ganham panetones feitos por detentas em São Luís

A ceia de Natal este ano vai ser mais saborosa para diversas famílias de baixa renda que receberão panetones fabricados pelas custodiadas da Unidade Prisional de Ressocialização Feminina, que depois serão entregues a diversos projetos sociais e instituições, levando mais alegria para esta celebração tão importante que é o Natal. E entre os beneficiados em 2023 está o Centro Anil Frei Daniel de Samarate, em São Luís.

No Centro Anil Frei Daniel de Samarate, em São Luís, 80 crianças foram beneficiadas com a entrega dos panetones nesta quarta-feira (20). “Nós recebemos com muita alegria a doação desses panetones. Para as nossas crianças é um momento de muita alegria receber esse presente neste período. De coração, nós agradecemos”, disse Divanda dos Santos Anchieta, coordenadora pedagógica do centro.

Para a professora Ana Régia, a doação dos panetones vai tornar o Natal das crianças mais alegre. “Nós atendemos a crianças carentes que precisam de toda ajuda e todo apoio. Sem essa doação, nosso Natal não teria a mesma alegria, pois nós não teríamos condições de oferecer algum brinde especial de Natal”, afirmou.

E o que não faltou no rosto das crianças que receberam os panetones foi um sorriso largo e um brilho especial no olhar. Foi o caso de Adryelly de Kássia. “Eu achei muito legal a entrega desses panetones para a gente porque é uma coisa que deixou todo mundo aqui mais feliz”, comentou.

Marcos Vinícius também recebeu um panetone. “Eu achei ótimo porque é uma coisa gostosa que todo mundo gosta, mas nem todos podem comprar. Então, o Natal vai ser mais divertido”, contou.

Trabalho com Dignidade

Toda a produção de panetones é feita de forma artesanal, que inclui desde a dinâmica de trabalho no processo de confecção do alimento à análise de qualidade e embalagem. A fabricação é realizada na padaria da Unidade Prisional de Ressocialização Feminina, em São Luís. Além de panetones, também são produzidos pães, trufas, ovos de chocolate e coffee break para eventos, gerando economia para o estado e ofício as internas.

A padaria é uma das frentes do programa Trabalho com Dignidade, executado pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), para possibilitar a qualificação profissional, reinserção social dos custodiados, remição de pena e proporciona benefícios à população.

Centro Anil Frei Daniel de Samarate

O Centro Anil Frei Daniel de Samarate é um projeto comunitário da Associação Educadora São Francisco de Assis com sede na Igreja do Carmo, localizada no Centro de São Luis. A associação reúne quatro centros comunitários de atenção a crianças e adolescentes nos turnos matutino e vespertino nos bairros Alto do Pinho, Isabel Cafeteira, Vera Cruz e Vila Conceição.

Tags: governo do Maranhão, jornalismo, Maranhão, São Luís, Seap, Sistema Carcerário