Árvore de Natal toda decorada com bolas e pisca-pisca. Guirlanda, Papai Noel de vários tamanhos e vários enfeites espalhados pela casa. As decorações de Natal são encantadoras e deixam a casa ainda mais linda! As cores e luzes despertam a atenção das crianças, que querem tocar em tudo. Por isso, não custa ter atenção com alguns cuidados para garantir a segurança da sua família.

A equipe de reportagem do Difusora On conversou com o major Pablo Moura, do Corpo de Bombeiros, que destacou algumas dicas. E para o major, ‘Supervisão’ é a palavra-chave nesse momento.

“Os pais devem estar sempre atentos, pois as crianças estão na fase que querem conhecer as coisas. E uma das maneiras que elas têm para conhecer, é colocando os objetos na boca. Então, nesse período de decoração natalina, aconselho aos papais e mamães a darem preferência aos objetos grandes e seguros para a decoração. Caso venham comprar enfeiteis mais frágeis ou pontiagudos, colocar esses enfeites em locais altos, onde as crianças não conseguem chegar. Evitar também comprar enfeites com aparência de comida para evitar que as crianças tenham vontade de colocar na boca”, disse o major Pablo.

Em caso de qualquer acidente, principalmente se a criança engolir algum enfeite, o major Pablo reforça que é importante ligar para o serviço de emergência do Corpo de Bombeiros (193).

“É imprescindível ligar para o serviço do Corpo de Bombeiro (193). A criança engoliu o enfeite, mas não houve a obstrução das vias aéreas, levar imediatamente para o posto de saúde mais próximo. E se caso a criança tenha engolido o enfeite e aconteceu a obstrução das vias aéreas, a criança começou a se engasgar, os pais devem proceder com a manobra para desengasgar o bebê. E depois levar ao posto de saúde”, disse o major Pablo.

MANOBRA PARA DESENGASGAR UM BEBÊ: coloque o bebê de bruços em cima do seu braço, mantendo a cabeça um pouco mais inclinada para baixo. Com a palma da mão, dê cinco tapas no meio das costas, empurrando para a frente. Vire o bebê de barriga para cima em seu braço e efetue, com dois dedos, mais cinco compressões entre os mamilos

Veja mais dicas para evitar acidentes com a decoração de Natal:

1-ÁRVORE DE NATAL

Procure colocar a árvore em um canto da casa de difícil acesso para as crianças pequenas.

Evite instalar a árvore perto de móveis que podem ser escalados pelas crianças.

Caso a árvore for muito grande, coloque-a bem fixada em algum objeto estável e seguro para não cair sobre as crianças.

2-ENFEITES GERAIS

Muito cuidado ao utilizar festão e outros cordões, pois eles representam o risco de estrangulamento, especialmente para os menores.

Enfeites com pequenas peças removíveis, pontiagudos ou de vidro devem ficar fora do alcance das crianças.

Depois que os presentes forem abertos, não deixe papéis de embrulho espalhados. Esses itens representam risco de sufocação e asfixia para crianças.

3- PISCA-PISCA

Substitua fios elétricos desencapados e proteja tomadas com tampas, ou fita isolante.

Ligue o pisca-pisca em tomadas que ficam longe do acesso das crianças.

Compre produtos certificados pelo Inmetro.

Em área externa, usar pisca-pisca apropriado para o local.

Evitar sobrecarregar tomadas, deixar um terminal específico para o uso do pisca-pisca.

Desligue todas as luzes quando for dormir ou sair de casa. As luzes podem dar curto e iniciar um incêndio.

Evite o uso de luzes elétricas em árvores metálicas, pois ela pode ficar carregada com a eletricidade de luzes defeituosas e dar choques.

 

 

Tags: crianças, decoração natalina, decoração segura, natal, perigos enfeiteis