A publicação foi antecipada em um dia em relação ao cronograma inicial, conforme anunciado pelo MEC.
-dezembro 4, 2025
A publicação foi antecipada em um dia em relação ao cronograma inicial, conforme anunciado pelo MEC.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou na manhã desta quarta-feira (19) os gabaritos e os cadernos de questões referentes ao segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, realizado no último domingo (16). O material já está acessível no portal oficial do Inep.
A publicação foi antecipada em um dia em relação ao cronograma inicial, conforme anunciado pelo Ministro da Educação (MEC), Camilo Santana. A decisão de adiantar a divulgação ocorreu após o Inep identificar relatos de vazamento de questões similares às aplicadas no exame.
Como medida de precaução e para garantir a isonomia, a autarquia federal decidiu anular tecnicamente três questões da prova de domingo. O Ministro Camilo Santana afirmou que a anulação se deu para dar lisura ao processo, após relatos de que uma pessoa que participou de um pré-teste do Enem teria divulgado as perguntas em uma transmissão ao vivo na internet dias antes do exame.
📲 Clique e participe do canal do Difusora News no Whatsapp!
O Ministro garantiu que as demais 87 questões do segundo dia, além da redação aplicada nos dois dias, continuam válidas.
O possível vazamento das perguntas será investigado pela Polícia Federal (PF). O MEC determinou que a PF tome todas as medidas legais cabíveis para apurar a confidencialidade do fato.
No dia 16 de novembro, os mais de 4,81 milhões de inscritos que compareceram (cerca de 70% do total confirmado) resolveram 90 questões de múltipla escolha, divididas entre Ciências da Natureza e suas Tecnologias (45 itens) e Matemática e suas Tecnologias (45 itens).
Os cadernos de prova estão disponíveis em formatos adaptados para pessoas com deficiência visual, utilizando leitores de tela como NVDA e softwares como o Dosvox.
O Inep reforça que o número de acertos não corresponde diretamente à nota final. O cálculo da proficiência é realizado pela Teoria de Resposta ao Item (TRI), que avalia a coerência das respostas do candidato em relação ao grau de dificuldade de cada questão.
Candidatos que faltaram por motivos de doenças infectocontagiosas ou por problemas logísticos (como o adiamento em Rio Bonito do Iguaçu/PR devido a um tornado) podem solicitar a reaplicação das provas nos dias 16 e 17 de dezembro.