Cinco pessoas foram conduzidas à delegacia, onde foram lavrados Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO)
Cinco pessoas foram conduzidas à delegacia, onde foram lavrados Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO)
A Polícia Civil do Maranhão deflagrou, nesta quarta-feira (29), a Operação Libertas, uma ação conjunta voltada ao combate ao tráfico de animais silvestres em São Luís. A operação foi coordenada pelo Ministério Público Ambiental e contou com o apoio de diversos órgãos de segurança e proteção ambiental.
📱Clique e participe do canal do Difusora News no Whatsapp!
A força-tarefa teve como objetivo o cumprimento de mandados de busca e apreensão contra alvos investigados por crimes contra a fauna. As ações ocorreram nos bairros Pão de Açúcar, Turu, Bairro de Fátima, Areinha e Vila Embratel, resultando na apreensão de cerca de 50 aves silvestres, entre elas trinca-ferro, papagaio, tizil, bigode, curió, canário-da-terra e canário exótico.

Durante a operação, cinco pessoas foram conduzidas à delegacia, onde foram lavrados Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO). Elas foram liberadas e irão responder aos processos em liberdade.
As aves resgatadas foram encaminhadas ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS/IBAMA), onde passam por avaliação e cuidados veterinários. Os animais que apresentarem boas condições de saúde serão reintroduzidos na natureza.
A Operação Libertas foi realizada pela Delegacia de Meio Ambiente (DEMA), com apoio do Ministério Público do Maranhão (MP-MA), do Batalhão Ambiental da Polícia Militar (PMMA), do CETAS/IBAMA e da Superintendência de Polícia Civil da Capital (SPCC).
A ação reforça o compromisso das instituições com a preservação da fauna e o combate ao tráfico de animais silvestres, crime ambiental previsto na Lei nº 9.605/1998.