Além da Eucaristia, tema central da celebração, os tapetes deste ano abordam também mensagens da Campanha da Fraternidade e do Ano Jubilar.
Além da Eucaristia, tema central da celebração, os tapetes deste ano abordam também mensagens da Campanha da Fraternidade e do Ano Jubilar.
Ao longo da noite e madrugada desta quinta-feira, 19, a comunidade do Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, localizado no bairro Cohatrac, se dedica a manter viva uma tradição que enche de cor as ruas e fortalece a espiritualidade.
A equipe de jornalismo da Difusora acompanhou a montagem de aproximadamente 300 metros de tapetes foram produzidos ao ar livre, transformando o asfalto em uma imensa obra de arte que celebra o dia de Corpus Christi e prepara o trajeto para uma das maiores procissões da fé católica.
“Essa é a celebração da Eucaristia, um momento importante para a Igreja. Lembramos o gesto de Jesus na Quinta-feira Santa, quando, antes de sua paixão e morte, instituiu esse alimento espiritual. Na festa de Corpus Christi, a Igreja vai às ruas para manifestar publicamente sua fé na Eucaristia”, explicou o Padre Flávio Collins, Reitor do Santuário de Nazaré.
A prática, trazida pelos portugueses, remete à entrada de Jesus em Jerusalém. Para montar os desenhos nos tapetes, os participantes usam criatividade e diversos materiais, como sal grosso, serragem colorida e até objetos recicláveis. Além da Eucaristia, tema central da celebração, os tapetes deste ano abordam também mensagens da Campanha da Fraternidade e do Ano Jubilar, transformando o caminho da procissão em um verdadeiro ensinamento visual da fé.
O que se presencia pelas ruas é a confirmação de que essa tradição se fortalece com o tempo e atravessa gerações. Crianças, jovens e adultos, cada um com uma missão específica, mostram que os tapetes são muito mais do que expressões artísticas: são manifestações da união comunitária. É a presença ativa da juventude que garante a continuidade dessa expressão de fé por muitos anos ainda.