Festival reúne produtores locais, atrações culturais e concursos gastronômicos
-dezembro 9, 2025
Festival reúne produtores locais, atrações culturais e concursos gastronômicos
A quarta edição do Festival da Farinha de São Luís começa neste sábado (27), na Praça do Coquilho, na zona rural da capital. O evento segue no dia 3 de outubro, na Praça Nauro Machado, no Centro Histórico.
📲 Clique e participe do canal do Difusora News no Whatsapp!
O festival é promovido pela Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa), e reúne produtores locais, atrações culturais e concursos gastronômicos.
Na abertura, a programação será diversificada. Haverá apresentação teatral da equipe da Superintendência de Inspeção da Semapa, com a peça “Papo de Comadres”, que aborda a importância do Selo SIM-SL. Também estão previstos grupo de cacuriá, show musical e a divulgação do resultado do concurso do melhor prato feito à base de macaxeira.
Na Praça do Coquilho, estarão à venda diversos produtos da mandiocultura, com destaque para a farinha. Cerca de 60 produtores da zona rural de São Luís participarão do evento, que funciona como uma vitrine para sua produção.
Na etapa preparatória, os agricultores participaram do curso “Melhoria da Qualidade da Farinha”, em parceria com a Embrapa Maranhão e ministrado pelo pesquisador José de Ribamar Costa Veloso. O curso, presente desde a primeira edição do festival, ensina técnicas de fabricação, boas práticas de higiene e manuseio da massa.
As formações foram realizadas no dia 11 de setembro, na comunidade Tinaí; em 18 de setembro, no Assentamento Conceição; e em 19 de setembro, no Cajupary.
Este ano, a Semapa vai distribuir R$ 28 mil em prêmios no concurso de melhor farinha. As categorias são:
• Melhor Farinha Amarela
• Melhor Farinha Gourmet
• Melhor Prato à Base de Mandioca
• Mulher Empreendedora Rural (categoria exclusiva para as mulheres da zona rural)
O Festival da Farinha de São Luís foi criado em 2022. Desde então, vem reunindo concursos, atrações culturais e exposições. Em 2024, o evento ganhou novos espaços, como a Rua do Egito e o Mirante da Cidade, que recebeu a mostra “Farinhas de São Luís e suas Histórias”.