Origem da celebração católica remonta a séculos atrás em Portugal e chegou ao Brasil com missionários.
Origem da celebração católica remonta a séculos atrás em Portugal e chegou ao Brasil com missionários.
Começa nesta quarta-feira (28) o Festejo do Divino Espírito Santo, uma das principais festividades anuais do Maranhão, no município de Alcântara.
A manifestação é uma das mais antigas e difundidas práticas do catolicismo popular. As origens remontam da Europa, mais especificamente de Portugal. Os registros históricos apontam que a partir do século XIV começaram as festividades em homenagem à terceira pessoa da Santíssima Trindade.
Com isso, passaram a ser realizadas festas regadas a banquetes fartos e vivência da fé, com adaptações diferentes em cada lugar do mundo. No Brasil, o costume chegou com a vinda dos colonizadores a partir do século XVI e ganhou ainda mais força no século seguinte.
Em Alcântara, missões católicas dos Carmelitas colaboraram para o estabelecimento do festejo como um verdadeiro símbolo local. Desde então, a celebração transforma a cidade histórica em um verdadeiro império, com habitantes que representam figuras da realeza.
Este ano, a programação da festa vai até o dia 8 e como de costume deve movimentar tanto a população do município quanto os diversos turistas que desejam experienciar a cultura centenária com muita música, alimento e religiosidade.