Abertura será às 5h da manhã, com a bênção de envio da Romaria da Alvorada
-dezembro 4, 2025
Abertura será às 5h da manhã, com a bênção de envio da Romaria da Alvorada
O tradicional festejo de São José de Ribamar, Padroeiro do Maranhão, começa nesta segunda-feira (1º) e segue até o dia 28 de setembro, no município de São José de Ribamar, na Grande Ilha. A programação inclui romarias, missas e batizados.
📲 Clique e participe do canal do Difusora News no Whatsapp!
A abertura será às 5h da manhã, com a bênção de envio da Romaria da Alvorada, realizada na Igreja Sagrado Coração de Jesus, no bairro Moropóia.
A partir do primeiro dia, serão celebradas missas diárias às 8h, 11h, 15h, 17h e 19h. Já os batizados acontecerão sempre aos sábados e domingos, às 10h.
No dia 19 de setembro, quando se comemora o Dia Estadual e Municipal de São José de Ribamar, milhares de devotos participarão da procissão luminosa. A caminhada terá início no Santuário, seguirá pela Avenida Gonçalves Dias até a Praça do Cruzeiro e retornará ao Santuário, onde será celebrada a santa missa das 19h.
No dia 20 de setembro, será realizada a Grande Romaria Caminho de São José de Ribamar. A saída está marcada para 19h30, da Igreja Matriz Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na Cohab, em São Luís. O percurso passará pela Avenida Jerônimo de Albuquerque, Forquilha e seguirá pela MA-201 até chegar ao Santuário de Ribamar.
O encerramento do festejo será no domingo, 28 de setembro, com a tradicional procissão de encerramento, às 16h. O cortejo sairá do Santuário, passará pela Avenida Gonçalves Dias, seguirá até o bairro Cruzeiro e retornará ao Santuário, onde haverá missa campal às 18h.
Este ano, o festejo tem como tema: “São José, peregrino de esperança, farol de caridade”. A escolha faz referência ao Ano Jubilar de 2025, em que a Igreja Católica celebra a graça e a misericórdia de Deus em Jesus Cristo.
Segundo os organizadores, os fiéis são convidados a viver esse tempo de reconciliação com gestos de fé, como peregrinação, confissão, participação na missa, oração pelo Papa Leão XXII, além de caridade e ajuda aos mais necessitados.