Receita deverá ser emitida em duas vias e terá validade de 90 dias
-dezembro 4, 2025
Receita deverá ser emitida em duas vias e terá validade de 90 dias
A partir desta segunda-feira (23), farmácias e drogarias de todo o país estão obrigadas a reter a receita médica na venda de medicamentos conhecidos como canetas emagrecedoras, como Ozempic, Wegovy e Mounjaro.
📲Clique e participe do canal do Difusora News no Whatsapp!
A medida, determinada pela Anvisa, vale para os medicamentos da classe dos agonistas GLP-1 (semaglutida, liraglutida, dulaglutida, entre outros) e tem como objetivo coibir o uso indiscriminado, especialmente fora das indicações oficiais.
A receita deverá ser emitida em duas vias e terá validade de 90 dias. O controle será semelhante ao exigido para antibióticos, com registro obrigatório da movimentação no Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC).
A decisão da Anvisa foi motivada pelo aumento de notificações de eventos adversos relacionados ao uso sem orientação médica. Profissionais de saúde ainda podem prescrever os medicamentos para usos “off label”, quando julgarem necessário, mas o paciente precisará seguir as exigências da nova regra.
Entidades médicas como a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia apoiaram a decisão, alertando para os riscos do uso sem acompanhamento.