A NAI conecta a inteligência artificial ao cenário educacional do SENAI e às necessidades do mercado.
A NAI conecta a inteligência artificial ao cenário educacional do SENAI e às necessidades do mercado.
SENAI apresenta NAI, plataforma de inteligência artificial voltada para educação e empregabilidade, durante Expo Indústria Maranhão
Prevista para ser lançada oficialmente em janeiro de 2026, a Inteligência Artificial do SENAI, chamada NAI, foi apresentada na última quinta-feira (2) durante a Expo Indústria Maranhão, realizada no Multicenter Negócios e Eventos, em São Luís.
A NAI é uma plataforma que reúne cursos, informações e serviços em um ambiente digital único, conectando educação profissionalizante e mercado de trabalho.
De acordo com Giseli Araújo, formada em Inteligência Artificial pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT) e responsável pelo desenvolvimento da ferramenta, a NAI atua como uma orientadora de carreira. “Um jovem pode ter dúvidas sobre qual profissão seguir e a NAI ajuda, com base nas habilidades do aluno, a direcionar escolhas e oportunidades”, explicou.
Além de apoiar estudantes, a plataforma também conecta empresas e profissionais, já que armazena dados de competências que podem ser acessados pelas organizações em busca de mão de obra.
Mesmo antes do lançamento oficial, a NAI já está disponível em versão beta pelo endereço nai.senai.br. Giseli destacou que o uso inicial da plataforma é fundamental para ajustes: “Ela ainda precisa de refinamentos e o mercado é quem vai nos ajudar nesse processo”.
O estudante de TI Adrian Medeiros acompanhou a apresentação e afirmou estar animado para testar a novidade. “Achei bem interessante, é mais do que um modelo de linguagem. Aparentemente, direciona para vagas de acordo com a experiência e ainda aponta o que falta para atingir aquela oportunidade”, comentou.
A apresentação da NAI ocorreu durante o Expo Summit, que também contou com palestra de Ronaldo Carmona, assessor de Inovação e Política Industrial da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP). Ele anunciou que o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação está investindo R$ 23,3 bilhões no Plano Brasileiro de Inteligência Artificial, com foco em infraestrutura, capacitação, serviços públicos, inovação empresarial e governança.
Carmona destacou ainda o sucesso da assistente virtual da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), a MARA, já utilizada como modelo em outras universidades brasileiras.
A Expo Indústria Maranhão segue até domingo (5), no Multicenter Negócios e Eventos, realizada pelo Sistema FIEMA (CIEMA, SESI, SENAI, IEL e Federação) e pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), em correalização com o Governo do Estado e o Sebrae.
A feira conta com grandes patrocinadores e inclui shows de Mauricio Manieri, Tiago Iorc e Biquini, além de palestras magnas com Samy Dana, Ricardo Wagner e Dr. Juan Pablo Boeira.
A inscrição para participar é gratuita e pode ser feita em www.expoindustriama.com.br