Sexta edição da maior feira multissetorial do Norte e Nordeste vai até o domingo (5) no Multicenter Negócios e Eventos, no bairro Cohafuma.
-dezembro 19, 2025
Sexta edição da maior feira multissetorial do Norte e Nordeste vai até o domingo (5) no Multicenter Negócios e Eventos, no bairro Cohafuma.
A partir desta quinta-feira (2), São Luís será palco da maior feira multissetorial do Norte e Nordeste: a Expo Indústria Maranhão. O evento realizado a cada dois anos chega à sua sexta edição e deve movimentar cerca de R$ 320 milhões em negócios até o encerramento no domingo (5).
A programação pode ser visitada gratuitamente. Os interessados podem se inscrever online no site do evento. Também haverá palestras e shows com vendas de ingressos.
A feira espera receber cerca de 50 mil visitantes em uma área com mais de 20 mil metros quadrados instalada no Multicenter Negócios e Eventos, no bairro Cohafuma. Serão mais de 250 expositores com variados segmentos da indústria maranhense representados. De acordo com dados de 2022, o setor é responsável por 15,1% do PIB do estado.
Organizada pelo sistema FIEMA (SESI, SENAI, IEL, CIEMA e Federação das Indústrias do Estado do Maranhão) e pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), com correalização do Sebrae Maranhão e do Governo do Estado, a Expo Indústria Maranhão completa, em 2025, dez anos desde a sua primeira edição.
Nesta edição, o evento carrega o tema “Inteligência Artificial: Uma Nova Revolução”. A proposta é pautar o debate cada vez mais relevante das mudanças na sociedade e na indústria a partir da ascensão das IAs. Para Edilson Baldez, presidente da FIEMA, o mote reforça o papel estratégico da feira no desenvolvimento industrial, econômico e tecnológico do estado.
“As empresas participantes têm ainda a oportunidade de se conectar com tendências globais em inovação, sustentabilidade e qualificação profissional. “Este ano, o tema da inteligência artificial foi escolhido com precisão: esta tecnologia vai transformar o mundo produtivo e estaremos preparados para essa revolução”, destaca Baldez.
Para garantir um aprendizado frutífero, a Expo Indústria Maranhão promoverá palestras voltadas às diferentes aplicações da tecnologia no mercado de trabalho. O Dr. Juan Pablo Boeira, um dos maiores especialistas em IA do país, será um dos palestrantes. O pós-doutor com formações nas prestigiadas universidades de Harvard e do MIT, nos Estados Unidos, conversou recentemente com Adalberto Melo no programa Negócios, da TV Difusora.
Na visão do especialista, com a Inteligência Artificial, a indústria é o setor que mais se transforma, com automação e otimização de processos. “Máquinas realizam tarefas repetitivas, enquanto os humanos passam a se dedicar a atividades mais estratégicas”, afirma Boeira.
O debate representa uma oportunidade de atualização para empreendedores de longa data. Ceiça Pinheiro, por exemplo, acompanha a Expo Indústria Maranhão desde a primeira edição, em 2015. A empresária mantém a Paladino Chocolates e fala sobre o processo de evolução de lá para cá.
“Trabalhar com chocolate em si é algo muito desafiador e tem muitas particularidades. Ao longo destes 10 anos de Expo, fomos crescendo junto com a feira, descobrindo os processos e aprendendo muitas técnicas. A gente tem participado desde a primeira edição da Expo e a feira se tornou muito importante para nossa empresa. Foi verdadeiramente uma grande vitrine para o nosso negócio e alcançamos muitas oportunidades aqui”, conta a empresária.
Ceiça é apenas uma das centenas de empreendedores que poderão expor o trabalho e trocar conhecimentos e experiências na feira. A programação principal estará articulada em oito espaços, com atrações inéditas, como o Marapão, primeira feira de panificação e confeitaria do Maranhão.
O evento terá ainda shows de artistas de alcance nacional, como Mauricio Manieri, Tiago Iorc e Biquini. A programação completa, bem como a inscrição gratuita e os ingressos para as palestras e shows, pode ser conferida clicando aqui.