Investimento de 500 milhões de dólares destinado à exploração de petróleo e gás
-dezembro 20, 2025
Investimento de 500 milhões de dólares destinado à exploração de petróleo e gás
O diretor-presidente da Companhia Maranhense de Gás (Gasmar), Allan Kardec Duailibe, concedeu entrevista ao Programa Tá na Hora, da TV Difusora, nesta terça-feira (23), para falar sobre a chegada de um navio sonda ao Maranhão e os investimentos previstos na região.
📲 Clique e participe do canal do Difusora News no Whatsapp!
Segundo Allan Kardec, o navio deve chegar no dia 22 de outubro. A expectativa é que a operação represente um investimento de 500 milhões de dólares, cerca de 3 bilhões de reais, destinado à exploração de petróleo e gás na margem equatorial. A Petrobras também está envolvida em blocos na região e pretende participar das operações.
O diretor-presidente destacou que as empresas têm preocupação com a preservação ambiental. “Trata-se de um navio com segurança extraordinária, sem risco de vazamentos. A exploração será feita de forma sustentável, alinhada à proteção do meio ambiente”, afirmou.
A Gasmar já atua no Maranhão com fornecimento de gás para a Vale, por meio do primeiro gasoduto instalado na ilha de São Luís. Atualmente, são entregues 250 mil metros cúbicos de gás, resultado de um investimento de 100 milhões de reais. A iniciativa também gerou empregos e impostos para o estado.
Allan Kardec explicou que a Universidade Federal do Maranhão participa do monitoramento das operações por meio de nanossatélites e câmeras. “O objetivo é acompanhar o tráfego de navios e garantir a segurança das operações. A ideia é expandir esse monitoramento para toda a margem equatorial”, disse.
O diretor-presidente também ressaltou as oportunidades geradas para a sociedade. “A expansão do setor de petróleo e gás envolve desde profissionais especializados até oportunidades para estudantes e acadêmicos. É um setor que pode gerar emprego, renda e desenvolvimento tecnológico”, afirmou.
Sobre os impactos econômicos, Allan Kardec destacou que a exploração de petróleo e gás pode aumentar entre 10% e 14% o PIB do Maranhão, criando uma nova indústria local, semelhante ao que ocorre no Rio de Janeiro.
Além da indústria de grande porte, a Gasmar planeja fornecer gás natural veicular (GNV) para transporte, padarias, supermercados, hospitais e outros estabelecimentos. O projeto visa gerar emprego, reduzir custos e fortalecer a economia local.
“Estamos iniciando um grande investimento e, em pouco tempo, queremos consolidar a produção de gás em todo o estado, garantindo benefícios para a população e para a indústria maranhense”, concluiu Allan Kardec.